Tarso projeta hospital regional e garante RS–010 sem pedágio

Sapiranga – Convocando os trabalhadores do Vale do Sinos, o governador Tarso Genro (PT) passou pelo município na segunda-feira (25) em campanha à reeleição. No seu discurso, o petista valorizou a elevação do salário mínimo regional para 869 reais. Valor  acima do salário mínimo nacional. “Contratamos 10 mil professores e vamos contratar ainda mais. Também vamos chamar dois mil novos brigadianos. O Estado vinha arrochando o salário de seus servidores”, criticou Tarso.
Para mostrar o apoio que o seu governo deu aos empresários gaúchos, Tarso Genro fez referência ainda ao apoio concedido às empresas calçadistas e do setor de embalagens para grandes empresas de Campo Bom e Sapiranga (Box Print e Calçados Ramarim) nos últimos anos. “Atendemos ainda os pequenos e microempreendedores através do Programa de Microcrédito”, revelou o governador.
Entrevista com Tarso Genro
Governador do RS e candidato à reeleição pelo PT
Jornal Repercussão – As taxas de homicídio têm aumentado nos municípios. O que o senhor pretende fazer na área da segurança pública?
Tarso Genro – Daremos continuidade ao Policiamento Comunitário e vamos contratar mais dois mil brigadianos para que este programa seja ampliado. Onde há o Policiamento Comunitário a criminalidade reduz sempre cerca de 30%. Precisamos estabelecer um regime de colaboração com as prefeituras, que manifestam interesse. Depois ocorre a articulação para a implantação da iniciativa.
Jornal Repercussão – O que você pretende fazer para resolver o problema da ambulâncioterapia?
Tarso Genro – Isso não se pode contornar. É preciso resolver. Nós duplicamos os recursos para a saúde. Estamos refinanciando os hospitais filantrópicos. A maioria deles estavam em uma situação de dissolução. Estamos melhorando as situações contratuais dos hospitais que estavam contratados pelos SUS e contratando novos hospitais. Aqui, para Sapiranga, duplicamos os recursos para a saúde. O sistema de saúde do Rio Grande do Sul é outro na comparação com o governo anterior.  Estamos com quatro projetos de hospitais regionais e esta pauta nos interessa.
Jornal Repercussão – Campo Bom e Sapiranga pediram alterações no projeto da RS-010. Essa obra sai do papel?
Tarso Genro – É possível fazer esta readequação. Todas as medidas que poderiam ser tomadas pela concessionária, se fechassem aquele contrato de PPP,  estão sendo providenciadas por nós. Não só o anteprojeto, mas as medidas ambientais necessárias da implementação. Mas, o projeto anterior ele não se fez viável. Não existia financiamento nem fundo garantidor para implantação de estrada pedagiada. Optamos por um outro modelo, portanto a rodovia será construída e ela não será pedagiada.