Araricá – Prefeito Sérgio Machado explica projetos e mostra resultados dos primeiros 30 dias de governo

REPERCUSSÃO – Quais os motivos que levaram o PMDB a romper com PP?
Sérgio Machado – Fui o vice do Flávio Foss e secretário de saúde do seu governo. Tínhamos um acordo com o PP de que eles indicariam o vice. Esse acordo foi rompido e o PP optou por uma candidatura própria. Como também possuía um compromisso com o PMDB decidi concorrer e venci.
REPERCUSSÃO – Como será a articulação política na Câmara onde o governo, na teoria, possui minoria?
Sérgio Machado – A Câmara de Vereadores te dá uma sustentação muito forte. Os projetos que enviarei para lá terão consistência e conjuntura social. Tenho feito conversas regulares com cada um. Tratarei a oposição como parceiros.
REPERCUSSÃO- Nos últimos anos o município tem ganhado mais destaque em virtude de notícias negativas (contador que tirava dinheiro do caixa e briga com cunho político) do que positivas. Como mudar este quadro?
Sérgio Machado – Araricá passa por um período de mudanças. Integramos a região Metropolitana e com estes municípios o tratamento é diferente. Convocamos agendas com o comando da Brigada Militar do município e com o delegado Ernesto Clasen de Sapiranga. Este tipo de ação ultrapassa a barreira do fator negativo. Tratarei a política em Araricá como uma questão técnica. Meu secretariado colocará a questão técnica como primordial e a política ficará em segundo plano. O meu governo terá como foco a gestão para beneficiar mais gente.
REPERCUSSÃO – O município integra a lista de cidades que encontram dificuldades no abastecimento de água. Como avançar nesta área?
Sérgio Machado – Acompanho este tema desde o princípio. Encaminhamos diversos processos e cuidamos das análises de água. O sistema de abastecimento de água, por questões burocráticas e judiciais apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) e Ministério Público, estão atrasadas. Eles consideraram inadequado o processo licitatório. Pediram a suspenção exigindo um novo processo. Discordamos e entramos com um mandado de segurança. Por isso eu implantei o sistema próprio e Araricá terá água tratada através de uma autarquia que já criamos.
REPERCUSSÃO – Qual a realidade do sistema de abastecimento de água?
Sérgio Machado – A captação através de poços artesianos será de 50 mil litros diariamente (1,5 milhão de litros por mês). Não captaremos água do Rio dos Sinos por ela ser extremamente onerosa. Outros três poços serão perfurados com reservatórios grandes e com tratamento na saída. Mas, o essencial, é o baixo custo deste processo e que terá um valor bem menor comparado com outras autarquias e a Corsan. Estamos em um patamar de terceiro mundo onde se entrega água para mais de 60 famílias de caminhão ou trator, todos os dias, de maneira arcaica.
REPERCUSSÃO – A escola de educação infantil no bairro Integração foi entregue, mas nela não há qualquer tipo de móveis.
Sérgio Machado – Há outras questões envolvendo esta escola. Falta construir o muro que deixará o prédio e as crianças mais seguras. Dinheiro para a compra dos móveis há, faltando apenas o processo de compra. A licitação do muro será publicado em breve, e em abril, ela estará funcionando. Também todo o corpo técnico e pedagógico está definido.
REPERCUSSÃO- Pretende asfaltar ruas este ano?
Sérgio Machado – Deve iniciar até o fim do ano o asfaltamento da Rua Júlio Konrath. Também interligaremos através de asfalto o Centro com a Rua Felipe Diefenbach. Queremos recuperar ainda a Rua José de Antônio Neto.
REPERCUSSÃO – Como está a situação da rede básica de saúde?
Sérgio Machado – Encontramos a Administração com atraso no pagamento de médicos. Outro agravante, e que já solucionamos, foi a falta de profissionais. Encontramos os postos com apenas 30% dos médicos atendendo. Em 30 dias de trabalho restabelecemos a plenitude do serviço e criamos um novo. No posto Ana Néri implantei o atendimento das 18 às 22 horas com Programa de Saúde da Família (PSF).
REPERCUSSÃO – Pretende ampliar o Estratégia de Saúde da Família (ESF)?
Sérgio Machado – Enviei para a Câmara projeto solicitando a ampliação do ESF. Teremos 100% do município atendido por este importante serviço, e em breve, uma segunda equipe estará desenvolvendo atendimentos. No ESF, além de atendimento odontológico os moradores contarão com o serviço de psicólogos. Tudo isso estará a disposição da população a partir de abril dando a atenção que os moradores merecem.
REPERCUSSÃO – Em 2008 o comprometimento das receitas do município era de 53% conforme o TCE. De que forma ocorrerá este controle no seu mandato para que este percentual não cresça e não comprometa a execução de obras?
Sérgio Machado – Isso me preocupa e por isso diminui o número de secretarias de governo e não nomeei nenhum adjunto. A prova deste fato é que acumulo (além da função de prefeito) a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Indústria e Comércio. O vice-prefeito, Edemar Machado, contribui ainda com a Secretaria de Obras. Procurei ainda valorizar funcionários de carreira. Minha intenção é reduzir gastos gerando uma economia aos cofres públicos em torno de R$ 800 mil. Os municípios vem perdendo receita e meu objetivo é fazer Araricá crescer 10% ao ano, aumentando ainda, de forma gradativa, o orçamento municipal em aproximadamente 40%. Só manterei os pagamentos em dia aumentado a receita. Por isso, já articulo novos investimentos.
REPERCUSSÃO – A tradicional festa das Azaléias, o Encontro de Bois Carreiros e a Festa Literária continuarão com força total? O público terá surpresas positivas neste ano?
Sérgio Machado -Terá. Anuncio aqui, em primeira mão, que teremos a primeira Exposição Agropecuária, inclusive com leilão de animais ainda este ano. Estamos negociando com um canal de TV. As festas serão consolidadas, abrangendo mais gente. Vamos ampliar o que está bom e fazer mais e melhor. Quero fazer uma festa do tamanho que Araricá merece.
REPERCUSSÃO – A agricultura familiar possui um importante papel. Esta área receberá atenção do governo?
Sérgio Machado – Iniciei conversas com importantes ministros como o da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, com o da Pesca, Marcelo Crivella e com o do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O mundo está voltado para a alimentação. Quero tratar o agronegócio como bandeira. Trataremos a uva como um dos carros-chefes do setor e do município. Temos o privilégio da nossa uva ser colhida antes da cultivada na região serrana. Haverá incentivo ao aqüicultura e psicultura. Quem sabe, integrar ainda mais o que é criado aqui à merenda escolar das crianças.