Vestidos integram o imaginário das escolhidas para serem as soberanas da Festa das Rosas

Estilista Clau Eloi é o responsável pela criação dos vestidos, que serão usados pela corte durante toda a festa

O desenvolvimento do vestido que ajuda a embelezar e a divulgar a Festa das Rosas 2016 foi desenhado para remeter aos contos de fada. O responsável pela concepção do traje, o estilista Clau Eloi, avalia que a maioria das candidatas que concorrem ao título de soberanas têm o sonho de serem alçadas ao patamar de rainhas e princesas. A experiência, característica da literatura de ficção, é vivenciada pelas meninas da corte ao seu grau máximo durante o período de divulgação da Festa.

Honrado com o convite para desenhar os vestidos, Clau Eloi destaca que se sente muito feliz pela oportunidade e que procurou desenvolver os vestidos com muita excelência, junto com as costureiras Henriete Bitencourt e Liane Schons. “Busquei apresentar novidades na elaboração do vestido deste ano. Sempre lutei para que Sapiranga estivesse à frente do tempo, trazendo elementos novos para este momento. Procurei mergulhar neste contexto e trazer esse sonho para o mais próximo possível da realidade, transformando as meninas da corte em verdadeiras rainhas e princesas durante o reinado delas. Procurei trazer elas para uma época atual, algo muito moderno, fluído e leve ao mesmo tempo, sem ser caricato”, pondera o estilista.

Estilista avalia criação para a Festa

Clau Eloi comenta que é formado em moda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Minha ideia era que o vestido ficasse semelhante aos vestidos de debutantes. Os materiais usados foram a renda bordada francesa e ilusion italiano. São três saias: uma de tafeta de seda, outra de tule de net paetizado e outra de tule francês”, revela Clau.