Poesia e tradicionalismo em livro de Paulo Marlon

Gineteando Versos | Obra será lançada no dia 20 de julho, em Araricá

Araricá – No dia 20 de julho, uma quinta-fera, acontece o lançamento da obra “Gineteando Versos”, livro de Paulo Marlon dos Reis Prates, o Paulinho Marlon. O evento será no Centro de Cultura arariquense, a partir das 19h30, com presença de autoridades e da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Renata Silva.

Paulinho tem uma história de longa data com o tradicionalismo. “Faz 25 anos que trabalho com tradicionalismo, em prol da cultura gaúcha, me envolvendo com CTGs. Sempre trabalhando na parte cultural e artística, não na parte campeira. Já tive funções como coordenador artístico de CTGs, participei da patronagem do Sentinela do Pago, quando começou, em 1996, aqui de Sapiranga, e também participei da coordenação artística do CTG Querência de Nova Hartz, de 93 a 95”, lembra.

Com o hábito de escrever poesias desde a adolescência, Paulo pretende inclusive cursas faculdade de Letras. “Resolvi escrever esse livro porque estou hoje com 50 anos e estou voltando a estudar, para ser escritor”.

Um resgate da cultura gaúcha nos municípios

Uma das metas de Paulo, ao escrever o livro, é resgatar a divulgação da cultura gauchesca, inclusive nas escolas – ele irá distribuir exemplares nas escolas de Araricá, Nova Hartz e Sapiranga. Como ele mesmo diz no prefácio do livro, a ideia é não só “preservar, mas também difundir a história” do povo gaúcho. “Esta obra tem a missão de contribuir de forma positiva na formação de opinião do cidadão”, diz o prefácio.