Para reforçar os laços com o campo

Sapiranga – A partir de amanhã (12), o Parque do Imigrante em Sapiranga será palco de uma série de atrações da tradicional Festa da Colônia, que chega à sua 16ª edição com o objetivo de promover e valorizar a produção agrícola no município. Haverá exposição de animais, veículos, tratores, utilitários, implementos agrícolas, desfile temático, bailes e produtos coloniais. 
Segundo o secretário da Agricultura de Sapiranga, Vanderlei Harff, a expectativa é grande para esse ano, pois o evento contará com inúmeros diferenciais. “Serão três dias de festa, o que é uma novidade em relação à edição passada. A Feira do Mel foi agregada à Festa da Colônia e ainda realizaremos a 1ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar”, ressalta. Harff comenta que a estimativa é de que 15 à 20 mil pessoas confiram as atividades da 16ª Festa da Colônia. 
Nos pavilhões do Parque do Imigrante, a montagem da estrutura passa pelas etapas complementares. Nesta sexta (12), acontece a abertura oficial às 18h30, seguindo até a noite de domingo (14). A programação inclui apresentações dos CTGs locais, bandas típicas, almoço colonial e mateadas com erva grátis.
Em torno de 25 carretas são esperadas para o desfile temático que acontece no sábado(13), às 10h. A saída é do Parque do Imigrante, passando pela Avenida João Corrêa, Rua 1º de Maio e Avenida 20 de Setembro. 
O secretário da Agricultura, Vanderlei Harff, comenta
“É uma grande oportunidade de mostrar ao povo da cidade que o interior é forte. Todos nós que estamos na área urbana dependemos dos agricultores, todas as refeições que realizamos a cada dia, foram eles que produziram. Na sexta-feira, os alunos das escolas terão a oportunidade de conhecer a rotina do interior. Muitos não têm ideia de como é a produção rural.
Nossa expectativa é excelente, pois a festa está maior e com mais atrativos, além da programação já tradicional como o desfile dos Carreteiros de Lomba Grande”.
Atrações permanentes:
*O primeiro pavilhão receberá os shows e vai abrigar a praça de alimentação.
*No segundo pavilhão, foram montadas 14 baias que abrigarão 42 bovinos, além do espaço para as ovelhas e cabritos.
*Na parte externa dos pavilhões estão os estandes de exposição artesanal e venda de produtos da Feira de Economia Solidária.
*Um cercado abrigará a prova da doma do potro.
*Haverá parque de brinquedos infláveis para as crianças.
*Exposição de veículos, tratores, utilitários, carretas e implementos agrícolas.
*Mostra de equinos, suínos, ovinos, caprinos, bovinos, peixes, aves, coelhos e outros animais. Exposição de mudas nativas, plantas ornamentais, roseiras.
*Resgate histórico e cultural das tradições dos imigrantes. 
*Apresentação do projeto Plantas Medicinais do CEMEAM
*Entrada franca.