Música sertaneja ganha destaque em Sapiranga

Região – O Parque do Imigrante voltou a celebrar  a cultura depois da 31ª Festa das Rosas. O 1º Festival de Música Sertaneja, que distribuiu dez mil reais em premiações, atraiu mais de 30 duplas de cantores e compositores do Estado.
O secretário de Cultura e Desporto, Luís Fernando Hanauer, salientou o empenho da Prefeitura na organização do evento. “Montamos uma grande estrutura e o resultado não poderia ter sido melhor. A sonorização estava impecável e as acomodações proporcionaram o conforto que os músicos e compositores mereciam”, destacou.
Além de abrir as portas para novos talentos, o Festival serviu para que os músicos pudessem confraternizar.
A prefeita Corinha Molling destacou que a iniciativa é determinante para o legado que violeiros deixam para a cidade, a exemplo de Zé Tupã, como era conhecido o metalúrgico Lucírio Martins Ferreira, homenageado do evento. Violeiro desde os 20 anos de idade, Zé Tupã faleceu aos 82 anos, em 17 de setembro.
Entre os músicos que participaram do festival estavam nomes conhecidos do meio musical, como Marim e Mariano, Boqueirão e Flávio Ramos e Jairo César e Rafael. Confira ao lado os vencedores.
Marim e Mariano
Marim (sem chapéu) e Mariano (de Campo Bom) formam uma das duplas mais conhecidas do Vale do Sinos e também participaram do festival. “Temos amizade com todos os violeiros. Estes encontros ajudam o pessoal a reencontrar os amigos. No próximo ano, vamos participar do Festival Tangará em Campo Bom”, comenta a dupla que está junta há 30 anos.
Boqueirão e Flávio Ramos
Radialista desde 1981, Flávio Ramos (de chapéu claro), possui um dos maiores acervos da música sertaneja do Vale do Sinos. “São mais de 14 mil CDs e LPs catalogados”, cita. Entre as relíquias do acervo está um LP de 79 rotações de 1940, além de LPs de Tonico e Tinoco, José Carreira e Carreirinha. Flávio Ramos forma dupla com Boqueirão.
Pai e filho formam a dupla Jairo César e Rafael
Aos 14 anos, Rafael é instrutor de viola e teve a oportunidade de viajar boa parte do Brasil. O seu companheiro de palco e pai (Jairo César) lembra que o filho venceu em 2013, um dos principais festivais de música sertaneja do país: o Festival Pochorel, no Mato Grosso. Entre as inspirações, Tião Carreiro e Pardinho.
RESULTADOS DO FESTIVAL
1º lugar
Andrey e Anselmo (Araricá, música Laço Pendurado, compositor Boqueirinho e Boqueirão)
2º lugar
Jairo Cezar e Rafael (Araricá, música Somente a saúde, compositor Paulo Cruz)
3º lugar
Jonas e Vinicius (Sapiranga, música A semente da Mentira, compositor Manuelito Nunes)
4º lugar
Lucas e Guilherme (Campo Bom, música Mala de Ouro, compositor Tião do Carro e Caetano Erba)
5º lugar
Ramon e Tiago (Igrejinha, música Na Luz da Lamparinha, compositor Flávio Ramos e Vandy Violeiro)
6º lugar
Anderson e Everton (Sapiranga, música Amargurado, compositor Tião Carreiro e Dino Franco)
7º lugar
João Viana e Junior (João Viana e Junior, compositor Joel Marques)