Muita dignidade em baixo da aba larga

O Hip Hop é uma cultura artística que surgiu no ano de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque, com o intuito de protestar contra os problemas sociais que atingem as principais periferias. Um dos objetivos também era terminar com as brigas de gangues da forma violenta como eram feitas na época, e disputar o “território” dançando e cantando, sem perder a essência.
No Brasil, o estilo musical se consagrou na década de 80, tomando força e levando este estilo diferente de música, cultura e até mesmo, de vida.  A filosofia seguida pelo segmento cultural é ajudar jovens a sair do mundo das drogas, educar e trazer pessoas para a cultura, buscando o conhecimento através do rap.
Na região, a cultura Hip Hop é pouco valorizada e muitos ainda não entendem a verdadeira essência do movimento. A sociedade em sua grande maioria os vê como desocupados, desvalorizando as movimentações sociais realizadas por eles.
ASSOCIAÇÃO
Sapiranga – Um grupo de jovens no município, luta por esta causa, mas infelizmente ainda não recebem apoio do poder público para dar continuidade aos projetos. Segundo o MC Mateus MBF, já existe um projeto para a criação de uma associação, onde o foco será difundir a cultura hip hop no município – “Queremos iniciar esta associação para poder levar para as escolas o nosso projeto e a nossa filosofia. Não é fácil caminhar com as próprias pernas, mas não vamos desistir, pois o Hip Hop não é só um passatempo, ele é nosso estilo de vida” – ressaltou.