Final de semana promete muito Kerb em Sapiranga

Festa Alemã | Eventos ocorrem no Museu e no Bairro Centenário

Sapiranga – Opções não vão faltar na Cidade das Rosas no próximo domingo (26) para quem é fã de Kerb, a tradicional festividade alemã. A Sociedade 30 de Novembro, no bairro Centenário, e o Museu Municipal, no Centro, servirão de palco do evento. 
O 1º Kerb Fest da Sociedade 30 de Novembro ocorre a partir das 11h30, com o almoço de Kerb. Os cartões estão sendo vendidos a R$25,00 por pessoa. A animação fica por conta do conjunto Happy Brass. Após o almoço, acontece a apresentação dos Reis de Kerb Regional. 
Já no Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindemeyer, os visitantes poderão conferir a apresentação de bandinhas típicas, as danças do Grupo Folclórico Balé Origens e ainda uma exposição sobre a festividade alemã. A programação ocorre no Largo do Museu e o evento, intitulado “Kerb” no Museu é totalmente gratuito e aberto ao público. 
Atrações variadas fazem parte do Kerb
Quem for conferir o Kerb no Museu, no centro, poderá ver apresentações da Bandinha Canecão do Vale e do Grupo Primavera. A atividade ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma parceria das Secretarias da Cultura e Desporto com a Assistência Social de Sapiranga. 
Já o 1º Kerb Fest da Sociedade 30 de Novembro começa às 11h30 e vai até as 18h30. A Sociedade 30 de Novembro fica localizada na Rua Kraemer-Eck, número 191, no Bairro Centenário.
O Kerb
Na região Sul do Brasil, o Kerb, ou na tradução “Festa de Igreja” (Kirchweihfest), já se incorporou como atividade característica das comunidades germânicas. Desde os primórdios da colonização da região, o Kerb era o principal acontecimento social. Para a inauguração das igrejas, era necessária a realização da festa, que tornou-se o famoso Kerb. 
Acredita-se que os festejos de Kerb se iniciaram por volta de 1887 em Sapiranga. Os preparativos eram intensos e exigiam um grande envolvimento de todos os familiares nas mais diversas tarefas para a festividade. As famílias chegavam a economizar o ano inteiro à espera da festa. O tempo passou, mas a tradição se preservou.