Festival exibe curtas de alunos de Sapiranga

Pequenas histórias | O VI Festival Escolar de Cinema de Curtas-metragens ocorrerá em 17 e 18 de novembro

Sapiranga – Depois de realizar uma verdadeira bateria de oficinas sobre realizações audiovisuais com os professores – das três redes – do município, a Secretaria de Educação finalmente está colhendo os frutos do seu esforço. Os frutos, no caso, são 13 curtas-metragens que integrarão o VI Festival Escolar de Cinema – Curtas-Metragens de Sapiranga, que serão exibidos nos dias 17 e 18 deste mês, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck.

São 7 curtas de alunos de escolas municipais, 2 de escolas particulares e um curta de alunos de uma escola estadual, separados nas três categorias do Festival: a Categoria I (para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados na mesma escola ou participando do mesmo projeto), Categoria II (para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados na mesma escola ou participando do mesmo projeto) e Categoria III (para alunos de Ensino Médio e Ensino Noturno – EJA, matriculados na mesma escola ou participando do mesmo projeto).

Com a temática “Pequenas histórias, grandes lições”, esta edição do Festival aceitou curtas nas modalidades livre (ficção, drama, aventura etc) e documentário. “Ficamos muito surpresos com o cuidado dos alunos, em relação à questões como enquadramento e luz”, conta Carina Schmitt, uma das coordenadoras do Festival. “É algo que mexe com a escola: envolve diretores, professores. Há um envolvimento da comunidade”, considera Giovana Canani, também coordenadora do evento.

Premiação será no dia 30 de novembro

Na manhã e tarde do dia 17 e na manhã do dia 18, serão exibidos os curtas dos alunos do Ensino Fundamental, enquanto que na noite do dia 17, serão exibidos os curtas dos alunos do Ensino Médio e EJA. Além de premiar com um troféu o melhor curta de cada categoria, o Festival também irá premiar alguns destaques do evento, em uma cerimônia que será realizada no dia 30 de novembro, no Auditório Jacobina Maurer, da Secretaria de Educação. Os destaques são de Direção, Roteiro, Elenco e Mensagem Educativa. Os resultados serão comunicados aos vencedores por meio de ofício, telefone ou correio eletrônico.