Escolhida a Corte das Azaleias que representará Araricá na festa em agosto

Araricá – Definida as soberanas que farão parte da Corte das Azaleias e representarão Araricá durante 2019. O baile de escolha ocorreu na sexta-feira, 22, no Ginásio Municipal. Dentre as oito candidatas, Jordana Goularte, de 16 anos, foi escolhida rainha, Talita Kirsch, de 19 anos e Sophia Wallauer, de 18 anos, foram escolhidas as princesas.

As jovens, cuja primeira visita oficial, como corte eleita, foi à redação do Jornal Repercussão, descreveram o momento da escolha como maravilhoso, uma situação diferente, porém mais tranquilo do que imaginavam.”Estávamos um pouco nervosas, maior nervosismo foi um dia antes, antes de falar com os jurados”, lembra Sophia. Sobre o motivo de terem sido escolhidas, todas destacam a simplicidade e o potencial de representar a cidade. “Estamos ansiosas pela festa”, declarou a rainha.

Mara de Souza, secretária de Cultura e Turismo, ressaltou que o diferencial neste ano foi o preparo de todas as candidatas. “Todas estavam muito dedicadas, interessadas, foi bem difícil escolher”, revela Mara, salientando a transparência com que todo o processo foi conduzido. A preparação iniciou há 30 dias, com workshops para as candidatas.

“Os pais podiam participar, no dia da entrevista com os jurados, eles estavam junto. Na hora da somatória dos votos, foi um representante de cada torcida acompanhar os jurados. Foram revistados, tirado celular, eles ficaram incomunicáveis e acompanharam tudo. Foi muito transparente. Temos que passar essa segurança para os pais também”, explica a secretária.

Os vestidos oficiais da corte, idealizados pela estilista Sarah Benetti, serão lançados no dia 15 de maio, com ideia de leveza e simplicidade.

 

 

Expectativas da corte

Jordana Goularte, 16 anos, rainha das Azaleias.

“Escolhi participar porque sempre admirei as cortes. Pela dedicação, pela troca de emoção com a comunidade. Orgulho de representar minha cidade natal é a missão mais importante. Todo evento que eu prestigiava, tirava foto com a corte, e meu sonho crescia. Antes da inscrição, já estudei muito a sobre a cidade, e o que mais me impressionou foi saber que a azaleia veio do Japão. Espero que seja um evento muito bom, vai marcar a minha história, a história do município, quero muito acompanhar a comunidade, ter essa troca de emoções, aproveitar cada momento.”

 

 

Talita Kirsch, 19 anos, princesa das Azaleias.

“Resolvi participar porque sempre percebi um legado de muita amizade, muito carinho entre as soberanas e a sociedade, e quis também transmitir isso, pra minha cidade, e para as pessoas verem o quanto nós somos humildes, simples, não é só por um status, mas sim, por amor a cidade. Sempre morei em Araricá. Quero que seja uma festa muito grande, emocionante, que nos transmita muita felicidade, que a gente possa transmitir felicidade pros outros também.”

 

 

 

 

Sophia Wallauer, 18 anos, princesa das Azaleias.

“Sempre tive o sonho, sempre gostei muito deste meio, a gente gosta de transmitir a humildade que a gente sente. Entre nós três a gente já sente isso, é incrível poder saber que agora a gente vai fazer parte da história do município, sabendo que a minha família sempre fez parte, sempre esteve envolvida na cidade, então é incrível saber que eu vou fazer parte. A minha expectativa para a festa é enorme.”

 

 

 

 

 

Festa das Azaleias terá seis dias de duração, com Encontro de Bois Carreiros e Festa Literária

A Festa das Azaleias, em sua 20ª edição, acontece de 20 a 25 de agosto, com entrada franca. Nos mesmos moldes de edições passadas, serão seis dias, de terça-feira a domingo, com a festa literária, encontro de bois carreiros e a festa das azaleias. “Queremos aumentar a carreteada e nos tornarmos a segunda maior do estado. Ano passado foram 225 carretas, este ano a meta é chegar nas 250”, revela Mara.

As atrações ainda estão sendo definidas mas, segundo a secretária, as bandas dos bailes já foram contratadas, e serão anunciados em breve.

Convite das soberanas

Texto e fotos: Sabrina Strack