Diferencial de cervejarias atrai o público consumidor

Demanda | Estabelecimentos produzem cervejas artesanais para atender à crescente procura do público 

Região – Apropriadas para momentos como finais de tarde, happy hours após um dia longo de trabalho ou mesmo uma noite descontraída com os amigos, as cervejas, em especial as chamadas cervejas artesanais, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado consumidor da região.
Prova da crescente preferência dos gaúchos a este estilo de cerveja é a Cervejaria Imigração 1824, que foi fundada no ano passado em Campo Bom e já distribui seus produtos para bares e restaurantes de Porto Alegre, além de ter um serviço de Chopp Express. A Imigração também participou da Mostra de Cervejas Artesanais de 2014 na Fenac, em Novo Hamburgo. 
A cervejaria tem parceria com o OldHouse Pub, de Sapiranga, para quem fornece toda sua linha de cervejas, além de seus dois tipos de Chopp, Pilsen e Export. 
Outro exemplo de Campo Bom é o engenheiro civil Serguem Trott, cujo hobby de fazer cervejas em casa cresceu a ponto de virar um curso para quem quer aprender a produzir cerveja artesanal. Nas aulas, Trott ensina sobre a cultura e as características das cervejas artesanais, além da produção em si. Lá, os participantes degustam outras cervejas, já prontas para consumo.
A próxima edição do curso deve acontecer em abril deste ano. Em relação à procura pelo curso, o engenheiro conta que, antes mesmo de lançar data definitiva para as aulas, futuros participantes costumam manifestar interesse. Serguem procura equilibrar ao máximo o trabalho e o hobby: “A cerveja eu normalmente faço à noite ou aos finais de semana.” 
Em Sapiranga, a iniciativa cervejeira fica por conta do Grünberg Craft Bier, que mal abriu as portas em novembro do ano passado e já teve de aumentar o equipamento de produção, para poder atender à demanda. A cervejaria também é resultado da apreciação de cervejas artesanais por parte de seus proprietários.
Tradições cervejeiras da Europa e Estados Unidos em Sapiranga
Em 27 de novembro do ano passado, a Grünberg Craft Bier realizou sua inauguração, em Sapiranga. Os proprietários contam que tudo começou em 2010, na garagem de Joel Silveira. Ele e Lavitor Benvenutti fizeram uma leva de cervejas, e os amigos não demoraram a fazer encomendas. Em 2014, Jorge Rudimar Voltz se uniu aos dois para abrir o estabelecimento.
O objetivo principal dos três é servir como fornecedores para os bares e restaurantes. “Por isso, nossa área de desgutação é limitada”, explica Lavitor.  “Nossa intenção não é competir com bares e pubs da região, é ser o distribuidor deles”, completa Jorge.
“Queremos atender ao máximo as cidades da região”, diz Joel. Segundo o empresário, a ideia do empreendimento é proporcionar para moradores de Sapiranga e cidades próximas a cultura das cervejas e da Europa, sem que tenham que se deslocar para bares em cidades como Porto Alegre para isso. “Temos um acervo de receitas para adaptar aos novos equipamentos, como a wheat beer e Blond Pale Ale, além de cervejas belgas. Viajo muito por conta do meu trabalho e tive a oportunidade de provar cervejas fantásticas. Queremos trazer isso para Sapiranga e para a região”, frisa Joel.