Cuidados com o calor para evitar danos à saúde

Estamos no verão, período muito quente do ano, onde as temperaturas podem ultrapassar os 40°C, como aconteceu na última sexta-feira, onde os termômetros atingiram 40,1°C em Porto Alegre. Com isso, nossos amigos pets talvez sofram até mais do que nós sofremos. Para isso, existem alguns cuidados que devemos ter para que não ocorram danos à saúde.

A eficiência de dissipação do calor nos cães e gatos é muito pequena, pois eles não possuem glândulas sudoríparas na pele, e portanto não suam. O suor auxilia na perda de calor, pois a água presente na pele rouba calor do corpo para evaporar, favorecendo a diminuição da temperatura corpórea. Nos animais de companhia isso não ocorre, então eles dependem apenas da perda de calor ocorrida pela evaporação da água na respiração.

Nos animais de pelos longos, a tosa não é uma prática recomendada para que eles enfrentem melhor as altas temperaturas. Os pelos funcionam como um isolante térmico por apreender pequenas partículas de ar entre eles. A retirada dos pelos acaba por deixar os cães e gatos mais vulneráveis as altas temperaturas, sem contar com a ação direta do sol e irradiação solar de forma mais direta na pele, favorecendo o surgimento de doenças como o câncer de pele, por exemplo.

Os passeios em horários de muito calor também podem acabar causando danos às patinhas dos animais. A temperatura do solo pode chegar a 50°C, se pensarmos na superfície do asfalto das cidades, com o sol forte sobre o asfalto, a temperatura da superfície pode ultrapassar os 70°C, temperatura suficiente para causar queimaduras quando a exposição ocorre por tempo suficiente.

Animais devem beber muita água durante o dia

Vale sempre lembrar que o fornecimento de água fresca e em boa quantidade deve ser uma necessidade básica, e os potes devem sempre estar limpos, evitando a proliferação de algas e também de insetos, como mosquitos, que também podem ser transmissores de doenças graves. Evitar passeios em horários quentes, procurando realizar caminhadas com os cães somente nos horários mais frescos do dia, e sempre carregar água que possa ser fornecida a eles durante a caminhada.