Crescimento do Black Friday faz com que comércio da região projete aumento nas vendas

Região – O Black Friday é um dos dias mais importantes para o comércio brasileiro. Com origem nos Estados Unidos, o Black Friday acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro, um dia após o Thanksgiving. Na cultura estadunidense, o Thanksgiving é um feriado onde as pessoas agradecem a Deus pelas suas conquistas. No Brasil, o feriado americano é conhecido como “Dia de Ação de Graças”.

Segundo o colecionador de selos raros Earl Apfelbaum, o termo Black Friday foi originado por policiais da Filadélfia, por conta de que o dia após o Dia de Ação de Graças era um caos. Os Estados Unidos param neste dia. Além de ser o início do aguardado período natalino, as famílias retornam às suas casas, e tudo isso coincidia muitas vezes com a partida Army – Navy Game, um jogo de futebol americano entre as faculdades do Exército (Army) e a Marinha (Navy).

No Brasil, a primeira Black Friday foi organizada no dia 26 de novembro de 2010, onde cerca de 50 lojas online arrecadaram aproximadamente R$ 3 milhões. Desde então, o faturamento só cresceu e chegou a arrecadar em 2016, 1,9 bilhão de reais, somente em vendas em lojas virtuais. A expecativa para 2017 é ultrapassar a marca de 2 bilhões de reais em vendas.

Aumento nas vendas

As Lojas Clip na Graça (Sapiranga e Campo Bom) e Redlar projetam um faturamento ainda maior que no ano passado para o período. “No ano passado, o mês de novembro foi nosso principal mês de venda em virtude da promoção e para esse ano estamos com uma projeção de aumento de 10% sobre o mesmo período do ano passado”, comenta o sócio-gerente da Redlar de Sapiranga, Ademir Deitos. Na loja Clip não é diferente: a expectativa é de um aumento em 50% nas vendas, com diversas promoções em materiais escolares, brinquedos e itens de utilidade.

Uma semana de ofertas na Alles Estofados

A Alles Estofados possui uma semana de ofertas para comemorar o Black Friday. De 21 a 26 de novembro, a Alles Estofados de Sapiranga, localizada na RS 239, número 3688, realiza a Black Week, com descontos de até 25% em diversos dos seus estofados. A loja possui produtos selecionados à pronta entrega e oferece ainda a opção de pagamento no cartão de crédito em até dez vezes sem juros.

Tim abre loja em Sapiranga uma semana antes

Com inauguração prevista para a próxima sexta-feira, dia 24, a Loja da Tim, em Sapiranga, promete realizar um grande Black Friday. Após anos sem uma loja física no município, o novo empreendimento vê no Black Friday uma excelente oportunidade de inaugurar a loja com um alto faturamento.

A Alô Ferrabraz ficará na Rua Carlos Biehl, 256, Loja I, no Centro de Sapiranga, e estará aberta das 9h às 19h, sem fechar ao meio -dia. “Nossa expectativa para essa data está positiva. Primeiro porque estamos abrindo uma revenda da TIM que, por anos, não existia mais na cidade. Nossas ofertas estão superando as da concorrência. Então, tem tudo para aumentar nosso faturamento”, comenta a gerente comercial da loja, Tamara Lorenz.
Falando um pouco sobre os produtos ofertados, Tamara cita a variedade de aparelhos telefônicos e de acessórios para celulares: “Nesse mundo de conexão que vivemos, não tem quem não goste de algo de nossa linha”, complementa.