Corte da 32ª Festa das Rosas veste poder e delicadeza

Presença | Rodieri Laurini desenhou os vestidos da Corte, buscando dar ares finos, mas poderosos, às soberanas

Sapiranga – “Às vezes é assim, durante o dia não temos inspiração e de noite, quando queremos dormir, surgem as ideias”. E foi assim, durante uma noite em claro, que o estilista Rodieri Werner Laurini encontrou sua inspiração para elaborar os vestidos que embelezam a corte da 32ª Festa das Rosas.

Conforme o estilista, que aos 23 anos é responsável por desenhar os modelos dos vestidos das soberanas desde 2011, os vestidos apresentados no último dia 7 de setembro não foram seus primeiros desenhos. “Neste ano eu tinha feito um primeiro desenho, antes. Esse desenho foi apresentado à comissão organizadora da Festa, que solicitou que ele fosse adaptado. Foi aí que fiz este outro, que surgiu depois de ficar uma noite toda tentando criar algo novo”, comenta Rodieri.

O estilista conta que sempre procura inserir algo novo em seus modelos. “Por exemplo, para esse ano, a Rainha tem uma capa. As próprias rosas estão diferentes dos últimos anos”, comenta. “Nos vestidos das Princesas as rosas mudam um pouco de cor, para dar um efeito degradê. Algumas têm plumas também, para dar efeito de movimento.”

Outro cuidado que Rodieri tem é o de incluir mais detalhes para diferenciar os modelos do vestido da Rainha e o das Princesas. “O da Rainha tem um cinto dourado, neste ano, enquanto que os das Princesas têm um lacinho, algo mais delicado.”

A 32“ Festa das Rosas acontece dos dias 13 a 15 de novembro e 19 a 22 do mesmo mês, no Parque Municipal do Imigrante.

Representação de poder e delicadeza

Para Rodieri, a Rainha representa o poder enquanto que as Princesas representam a delicadeza. “Por isso, se os três modelos forem iguais, não funcionam, para mim”, explica o estilista. “Já as rendas surgiram de um pedido da Prefeitura, por ser um acabamento mais legal, o que realmente acabou funcionando”, comenta.