Ciranda Cultural de Prendas é na próxima semana no CEI

Campo Bom – Entre os dias 17 e 19 (de quinta-feira até sábado), Campo Bom será sede da 48ª Ciranda Cultural de Prenda – Fase Estadual. O evento é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e será o momento de eleger as novas prendas do Rio Grande do Sul nas categorias mirim, juvenil e adulta.

Ao todo serão 74 concorrente: 22 na categoria adulta, 28 na juvenil e 24 na mirim, representando 29 das 30 Regiões Tradicionalistas. Destas, somente três de cada categoria serão as prendas do Rio Grande do Sul gestão 2018/2019. O evento será sediado em Campo Bom, pois a 1ª Prenda do Estado (adulta), Renata da Silva, é do Município. Além dela, a 1ª Prenda Mirim também é de Campo Bom, a menina Cecília Scholz, ambas do CTG M’Bororé.

Durante os três dias as concorrentes passarão por diversas provas que avaliarão seus conhecimentos em história do RS e do Brasil, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore do estado, danças, dicção e desinibição. As prendas realizarão prova escrita, apresentarão a mostra folclórica (que será sobre dobraduras para a categoria mirim e vestimenta nas categorias juvenil e adulta – as pesquisas já vêm sendo realizadas há dois anos). Além disso, tem a prova artística onde discorrem sobre um tema sorteado 15 minutos antes de se apresentar, dançam uma dança tradicional, uma dança de salão e ainda escolhem entre declarar, cantar ou tocar um instrumento musical.

Atividades

A comissão organizadora procurou promover atividades diferenciadas e em conjunto. Na quinta-feira (17), ocorrerá um momento de confraternização reservado para as prendas com pocket show e lembranças. Paralelamente, no CTG, os pais e acompanhantes irão ter uma conversa com a psicóloga e ex-1ª Prenda do RS, Daniela Franzen.

Através de parceria com a Secretaria de Educação, uma aluna da escola de Arte e Educação pintará um quadro em homenagem ao evento. Acontecerá também a mostra de fotografia sobre tradicionalismo, que foi um trabalho realizado com os alunos dos grupos de danças das escolas municipais.

Programação da Ciranda

Quinta-feira (17)
CTG M’Bororé

14 horas: Recepção às delegações das Regiões
Tradicionalistas
15h30: Atividade com as prendas participantes, pais e acompanhantes
19 horas: Bênção religiosa
20 horas: Despedida das prendas do RS gestão 2017/2018
21 horas: Jantar

Sexta-feira (18)
Complexo Cultural CEI

8h30: Prova escrita
9 às 12 horas: Montagem da Mostra Folclórica
13h30: Avaliação Mostra Folclórica
20h30: Sessão solene de instalação da 48ª Ciranda Cultural de Prendas

Sábado (19)
Complexo Cultural CEI

8h30: Avaliação prova oral e artística (provas acontecem durante o dia todo)
22h30: Fandango de resultado da 48ª Ciranda Cultural de Prendas (cartões para o baile a R$ 35,00, é obrigatório o uso da pilcha completa)

Texto: Bruna Bertoldi            Fotografia: Fernanda Hescher