Cinema entra em cena em Sapiranga neste semestre

Luz, câmera e… | Professores têm capacitação para o 6º Festival

Sapiranga – Preparar os educadores do município para que eles possam, por sua vez, passar os conhecimentos adquiridos para seus alunos em sala de aula. Esse é o objetivo das oficinas de Formação de Cinema que estão ocorrendo em Sapiranga. Promovidas pela Secretaria de Educação (SMED), elas são uma preparação para o 6º Festival Escolar de Cinema Curtas-Metragens, que está programado para os dias 17 e 18 de novembro deste ano, com o tema “Pequenas histórias, grandes lições”.

A formação é oferecida para professores das três redes de ensino do município.
“Queríamos oferecer aos professores uma formação, para que possam oferecer um subsídio de qualidade aos alunos”, explica Giovana Canani, do Departamento de Projetos da SMED e uma das coordenadoras do Festival e das oficinas de cinema.

Oficinas ocorrem até o mês de setembro

No momento, 25 professores estão inscritos nas oficinais – sendo que o limite é de 35 participantes. A primeira das oficinas ocorreu dia 13 de julho, com a participação de Diego Soares, fotógrafo que esteve presente na parte da manhã, e Ismael Geiger, diretor de cena, diretor de fotografia e roteirista, que assumiu a oficina na parte da tarde. Neste dia, os temas tratados foram iluminação e fotografia, além de técnicas de filmagem e enquadramentos.

“Nossa ideia é que o professor seja como o diretor dos curtas, que serão produzidos pelos alunos. Claro que, com os alunos menores, o professor terá que ter mais controle sobre a produção”, explica Carina Schmidt, que também é do Departamento de Projetos e coordena o Festival.

As próximas oficinas serão realizadas nos dias 20 de agosto (oficina de roteiro e produção, com Ulisses da Motta Costa) e 14 de setembro (oficina de ferramentas de edição, com Toccanto Produções).

A novidade da edição deste ano é que foi introduzida a categoria do documentário, que também é uma forma da organização de incluir o tema dos 60 anos do município nas produções do Festival. O Juri do evento será formado por três pessoas de fora da cidade. “Serão profissionais da área”, explica Giovana.