Cerveja de qualidade é na Grünberg!

A Grünberg Craft Beer atua há mais de três anos em Sapiranga e região com a proposta de viabilizar um negócio oferecendo boas cervejas. Atualmente, são três colaboradores diretos, três terceirizados, além de três carros (kombis) parceiros, que trabalham em eventos, e clientes espalhados por toda a Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o proprietário, Joel Silveira, a empresa está investindo e colocando em prática seu plano de expansão, construindo um novo prédio, localizado na zona rural de Sapiranga, que abrigará a fábrica, a loja e ainda vai contar com um Biergarten. “Adquirimos novos equipamentos, que nos permitirão, de imediato, triplicar nossa produção atual”, explica Joel. O grande desafio, para ele, é crescer com qualidade, isto é, “respeitando todos os processos de produção da cerveja, assim como eram realizados antigamente aqui no Brasil e ainda são em diversos locais do mundo, com matéria-prima nobre”, ressalta o empresário. “Na minha opinião, para as cervejarias artesanais, a cerveja está em primeiro lugar, e para as industriais, os negócios vêm primeiro. Tudo é negócio e cerveja, mas cada um escolhe suas prioridades”.

Espaço vai prezar pela experiência do cliente

A escolha pela área rural se deve, segundo Joel, à qualidade da água na região, além de mais espaço de interação para demonstração dos insumos utilizados em cada receita. A Grünberg, hoje, produz cervejas do tipo Pilsen, Weiss, Viena Lager, Pale Ale, Red Ale, Bock e Original. “Nosso projeto é receber nossos clientes e pessoas que visitam a cidade em um espaço integrado à natureza de Sapiranga. É para esse propósito que queremos construir o Biergarten no local”, explica Joel.

O novo espaço da cervejaria contará ainda com a oferta de visitas guiadas aos visitantes. “A intenção é mostrar para nossos clientes os insumos, equipamentos e processos que são empregados na produção das nossas cervejas”, diz Joel. Ele ressalta o investimento no setor, que promete crescer e se destacar nos próximos anos. “Nos Estados Unidos, o mercado de cervejas artesanais representa, atualmente, 17% de todas as vendas. No Brasil, as cervejarias artesanais representam entre 1 e 2% do mercado cervejeiro. Ainda temos muito trabalho por aqui, e novos empreendimentos vão surgir”, antecipa Silveira. Com o crescimento e ampliação da empresa, a intenção é fortalecer e diversificar a economia local. “Geramos emprego e aportamos conhecimento e satisfação para os apreciadores de cerveja de Sapiranga e arredores”, salienta Joel. “É importante lembrar que as cervejarias artesanais são uma realidade recente no País. A cultura cervejeira está sendo praticada e a tendência é de que ocorra a valorização de produtos mais elaborados e nobres”, projeta o empresário.