Casa Johann Schmidt ganha cobertura

Contenção| Cobertura deve impedir maiores danos no local

Sapiranga – A Casa Tombada Johann Schmidt há tempos enfrenta problemas com sua estrutura precária. A fragilidade da construção é agravada por vários fatores, como chuvas, ventos e a ação do tempo. 
Nesta quarta-feira (7), com o intuito de tentar evitar maiores danos à construção, foi colocada uma cobertura sobre sua estrutura. O processo é feito utilizando-se de vigas, que irão apoiar, nas laterais e no centro, a lona que cobrirá o teto da casa.
Presentes no local estavam a Historiadora Dóris Fernandes e o vereador Sandro Seixas (PP). Sandro comentou que a cobertura é uma “conquista” para ele e Dóris.”Batalhamos muito para que esta casa não caia”. Dóris destaca que esta é apenas a “primeira etapa” da restauração da casa. 
Os próximos passos
“A cobertura é o início do processo, sem ela não tinha como fazer nada – chovia e cedia tudo. Assim, a casa está protegida”, diz o presidente da Fundação Cultural e do Meio Ambiente de Sapiranga, Charles Muller.
Questionado sobre o futuro da restauração do patrimônio tombado, a Fundação irá trabalhar em conjunto com a Defesa Civil do Patrimônio Público (Defender), que irá elaborar o projeto para a restauração, e levará em consideração a originalidade da casa, para manter os materiais da construção. A Defender também irá captar recursos, e será responsável pela execução do restauro.
Neste ano, será realizado um levantamento de todos os danos da casa, para que o projeto possa ser elaborado. Depois de pronto o projeto, começará o estágio da captação de recursos. para realização do projeto.