Carnaval é neste sábado em Sapiranga

Organização | Prefeitura ratifica que não haverá repasse. Unidos garante que policiamento virá da BM de Porto Alegre

Sapiranga – O Carnaval de Sapiranga vai acontecer, e será neste sábado (25), na Avenida Mauá a partir das 21h. É o que garante Valter Pereira, presidente da Escola de Samba Unidos de Sapiranga. “Inicialmente, a Brigada Militar tinha dado duas negativas para nós para o policiamento do evento, por falta de efetivo, pois o pessoal cobre outros municípios da região e também tem efetivo no litoral. Então, encaminhei um documento para o comando geral da BM, e me confirmaram que vai ter policiamento para o evento,” relata Valter.

Sem o repasse da Prefeitura, a Unidos ficou com uma dívida de R$ 40 mil reais, revela o presidente. “Não recebemos o repasse e não recebemos apoio da Prefeitura, pelo contrário, encontramos muitas resistências por parte da Administração. A Guarda Municipal nos negou o apoio por não ter apoio da BM, mas como já temos a confirmação de Porto Alegre de que teremos policiamento, informei a Guarda”, comenta.

A Unidos contará com a participação das escolas Asas da Liberdade, de Estância Velha, e Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo, no desfile que será na Avenida Mauá, em direção à 20 de Setembro. “Então convidamos a comunidade, para que compareça, que traga suas cadeiras de praia e prestigie o evento”, diz o presidente.

Tema e preparações

Neste ano, o desfile terá o tema “Das terras do carvão à Orixá mais famosa, a Unidos canta Pai Vilson de Oxum – o filho da Cidade das Rosas.” Conforme Valter, seria impossível cancelar o desfile neste momento, dado a grande preparação que a escola vem promovendo para o desfile deste ano. “Estamos trabalhando desde julho com profissionais, na confecção de fantasias, com o nosso pessoal que canta, tudo isso é custo. Não vamos deixar de fazer o carnaval, é a maior cultura popular do país”, garante o presidente Valter.

Prefeitura fala em “carnaval a qualquer custo”

Buscando ratificar a posição adotada no início do ano sobre a não realização do carnaval de rua com recursos públicos, a Prefeitura de Sapiranga notificou oficialmente a Escola de Samba Unidos de Sapiranga, representada por Valter Vanderlei Vacariano Pereira, em reunião coordenada pela Procuradora do Município, Mirian Monteiro, com a participação dos secretários municipais de Planejamento, Habitação, Mobilidade Segurança, Carlos Maurício Regla, e de Educação, Cultura e Desporto, Cláudia Kichler, e também do comando local da Brigada Militar, o capitão Juliano Cardoso Arali, da 1.ª Cia. de Sapiranga.

A Prefeitura respondeu a diversos protocolos dos carnavalescos, destacando a decisão adotada de não realização do carnaval por questões de economia no Município. A Administração Municipal também reiterou que não há possibilidade de repasse financeiro ou estrutural (que acarretaria em custos extras com pessoal) do poder público, além de apoio da Brigada Militar, que já notificou que não teria efetivo para garantir a segurança em um desfile sem a parceria municipal.

Na notificação feita na terça-feira (21) foi colocado ao presidente da Escola Unidos de Sapiranga que a postura de fomentar a realização do carnaval de rua a todo custo coloca em risco a tranquilidade dos cidadãos, já que não haverá aparato de segurança, regramento de trânsito ou atendimento de casos de saúde exigidos em eventos públicos. “Estamos preocupados, pois parece haver uma clara falta de consciência de que é necessário se ter responsabilidade na execução de eventos públicos”, coloca a advogada do Município Mirian Monteiro.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664