Campo–bonense faz cerveja à moda antiga

Campo Bom – A produção da cerveja artesanal é sinônimo de economia para Serguem Trott, 30 anos. Trott é engenheiro civil e começou a fazer cerveja por apreciar as bebidas importadas. O custo-benefício da produção caseira e a semelhança com as cervejas “importadas” tornou-se um hobby. 
Em 2010, Trott procurou em Porto Alegre um curso sobre o processo da produção da cerveja artesanal. Adquiriu um equipamento pequeno, com capacidade de 20 litros e começou a fazer em casa. O hobby do campo-bonense começou a se expandir quando um amigo se interessou pela produção. Firmaram uma parceria durante algum tempo. “Era pouca cerveja, pois cada um ficava com 10 litros, e como o processo demora no mínimo 6 horas, era muito trabalhoso”, afirma.
Trott resolveu comprar um equipamento maior e foi difundindo a ideia. Mais pessoas passaram a se interessar e ele formou um grupo, no qual os interessados pagam pelos ingredientes e ele entra com o equipamento e cede o espaço.
Porém, a produção tomou proporções maiores. No mês passado, Trott abriu seu espaço para  as pessoas que têm interesse em aprender a fazer cerveja artesanal, através de um curso, no qual ele explica características, cultura e a produção. “Faço uma aula da parte teórica e da parte prática. Ao longo do dia a gente vai degustando outras cervejas, que já estão prontas para o consumo”, destaca.
A próxima edição do curso está prevista para o dia 14 de dezembro, das 9h às 17h. Para participar é necessário ter 18 anos. O curso é apoiado pela Fundação Cultural de Campo Bom.  As inscrições podem ser feitas pelo e-mail glockental@gmail.com. 
A produção da cerveja
O processo básico da cerveja começa com o malte de cevada (ou do trigo) que é moído e colocado numa panela com água na temperatura correta. 
O aspecto fica próximo a um mingau. Nesta etapa os açúcares do malte são extraídos.  A parte líquida  é escorrida para outra panela. Nesta etapa é necessário ferver por uma hora. Depois acrescenta-se o lúpulo (flor que dá o amargor e que equilibra com o açúcar) na hora da fermentação. 
Após o resfriamento é acrescentado o fermento. Posteriormente é levado para o fermentador e acrescentado o fermento cervejeiro. Pode ser armazenado em garrafas ou num barril e deve ser guardado na geladeira por pelo menos em 2 semanas fermentando. Todo esse preparo dura cerca de seis ou sete horas. 
Na garrafa são incluídas gotas de açúcar onde  ocorre a segunda fermentação, que dura no mínimo 15 dias. 
Quanto maior o teor alcoólico maior o tempo fermentando.