Campo Bom: poeta Sérgio Silva lança sua coletânea de poesias

São quase 50 anos traduzindo em versos as inspirações que enxerga, através do amor, na vida e no cotidiano. Grande parte das poesias escritas por Sérgio Silva, de Campo Bom, podem ser lidas no livro “Inspirações de um Jovem Poeta”, publicação que o escritor lança nesta sexta-feira, 8, em evento no Auditório Marlise Saueressig no Complexo Cultural do CEI, a partir das 19h.

Escrevendo poesias desde os 16 anos, a ideia de reunir suas criações em um livro próprio é antiga. “Nesse período fui acumulando minhas escritas e com a parada da pandemia eu consegui organizar todo esse material para formar uma publicação”, explica Sérgio. “Já participei de publicações de coletâneas de poesias em parceria com outros escritores através de associações de escritores da região, mas essa é a primeira publicação somente com minhas criações”, completa o poeta.

No primeiro livro solo de Sérgio Silva, os leitores podem conferir 69 poesias, em sua maioria falando de amor. “Algumas estavam nas outras publicações que participei, mas são várias inéditas”, cita.

“A leitura tem o poder de transformar as pessoas”

A escrita de poesias sempre foi um hobby para Sérgio, mas a possibilidade de traduzir nos versos, a sua vivência e o que pensa sobre o mundo também são importantes em sua trajetória. “No momento em que você está transmitindo cultura para o povo através da literatura, isso pode ser diferente. A leitura tem o poder de transformar as pessoas”, ilustra o poeta. “Em meus textos, eu procuro mostrar o quão grande é esse sentimento chamado amor. Algumas pessoas confundem amor com paixão, amizade com amor. Esse sentimento tem suas características específicas e quando tu menos percebes está apaixonado”, explica o autor sobre suas composições. “Neste livro, o pessoal vai encontrar muitos textos que falam sobre a busca pelo amor, algumas poesias falam sobre o conceito de amor e umas também falam sobre o revés do amor, aquelas paixões que não deram certo”, descreve Sérgio. Contatos para adquirir o livro podem ser feitos pelo telefone (51) 99188-6766.

“A gente observa, capta e traduz isso em versos”, explica Sérgio sobre a inspiração para escrever

Escrevendo sobre o amor, o poeta explica como ocorre a inspiração para chegar ao resultado final de suas criações. “A gente observa os acontecimentos ao nosso redor, capta esse sentimento e transforma isso em palavras”, detalha Sérgio. As poesias escritas por ele procuram seguir um padrão. “A maioria das poesias contam com sete ou oito estrofes, algumas tem mais, depende do assunto e da inspiração sobre o tema”, finaliza o poeta.