Bulgária conhecerá os passos do Balé Origens

Intercâmbio | Balé Folclórico Origens fará participação em dois festivais na Bulgária. Samba e Carimbó integrarão ritmos

Sapiranga – O Balé Folclórico Origens continua rompendo fronteiras e voando alto. Desta vez, o grupo cultural sapiranguense se prepara para uma viagem ao continente europeu. O destino será a Bulgária, onde o Balé Origens se apresentará em dois festivais folclóricos. Para participar do evento, o grupo foi selecionado pela Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP), que acompanha as apresentações dos grupos e estende o convite para participações fora do país.

Na turnê pela Europa em 2017, o Balé Folclórico Origens contará com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Sapiranga. Para isso, o Município fará a compra de 15 passagens aéreas (ida e volta) para os membros do grupo.

O embarque ocorrerá no dia 19 de julho e o retorno será em 6 de agosto. A coordenadora do Balé Folclórico Origens, Janice Mödinger, avalia a apresentação na Europa como única. “É a primeira participação do Balé Folclórico Origens em uma competição. Estamos bem ansiosos”, revela.

Como será a apresentação do grupo

Nas duas apresentações, o Balé Folclórico Origens fará forte referência a cultura brasileira. “Levaremos para a Bulgária a história e a cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil. Apresentaremos o samba do folclore Carimbó – que é um ritmo amazônico e de raízes indígenas. Programamos uma apresentação do folclore de Parintins, com danças do Boi Caprichoso e do Boi Garantido. Será um apanhado das culturas de Norte a Sul do Brasil. Será um grande espetáculo composto de 20 pessoas”, projeta Janice Mödinger.

Depois da Bulgária

Quando voltarem de viagem da Bulgária (no dia 6 de agosto), o Balé Folclórico Origens se concentrará para uma apresentação no Centro de Cultura Lúcio Fleck. “Nos dias 26 e 27 de agosto, em Sapiranga, teremos nossa apresentação aqui”, destaca Janice. A direção artística conta com a coreografia de samba de Elsio da Silva e Roselaine Bueno e as danças regionais gaúchas de Elgio Bueno.

Crédito da foto: Divulgação