Balé Origens representa Sapiranga e país em Festival na Espanha

Balé Origens apresentará coreografias do folclore brasileiro e gaúcho

Sapiranga – Com 25 anos de existência completados neste ano, o Balé Folclórico Origens fará novamente história no cenário internacional de festivais, mais uma vez orgulhando Sapiranga. O grupo representará o país em um festival internacional de folclore na Espanha, entre 30 de julho e 15 de agosto, o XXXIII Festival de Extremadura.

O Balé viajará com uma delegação de 26 integrantes, entre músicos, bailarinos, cordenação e secretaria de educação. O grupo, conforme a coordenadora e professora Janice Modingert, viaja com a expectativa de contagiar os diversos países participantes com a alegria e a diversidade do folclore brasileiro. “Para a participação do grupo neste evento foi necessário montar um grupo musical, que ficou a cargo de Murilo Finger, onde todas as músicas do repertório serão ao vivo”, explica Janice. “Para nós, é uma honra poder representar nosso município e cada vez mais divulgar Sapiranga neste cenário da cultura internacional”, salienta a professora.

A prefeita, Corinha Molling, valorizou. “Sapiranga se sente honrada e orgulhosa em ter um grupo tão valoroso, que busca cultivar a nossa cultura e também do Brasil com apresentações maravilhosas. O Município vem apoiando este trabalho desde o seu início e o resultado são estas importantes participações em festivais. Temos certeza que será mais uma bela representação em mais um país que conhecerá o nome de Sapiranga através da dança”, declarou Corinha.

Seleção realizada pela Febrarp

A seleção do Origens ocorreu através da Federação Brasileira de Artes Populares, a Febrarp, que cadastra grupos de todo o país e encaminha vídeos para os festivais que analisam e aprovam, ou não, os grupos. “Temos muita gratidão pela Febrarp e prefeitura, qu vem mantendo o grupo de forma maravilhosa”, pontua Janice.

Para Marina Finger, 19 anos, que dança já há 12, será mais um sonho realizado. “Além de conhecermos um país, conhecemos um pouco de todos os participantes. Estou ansiosa para representar o Brasil dançando até estragar a sola da sapatilha”, contou.

Roselaine Bueno, 38 anos, e 21 de grupo, reforça a dança como uma arte que encanta, transforma e modifica “A dança possui uma capacidade incrível de aproximar as pessoas. Almejo que essa viagem nos proporcione conhecimento e nos faça refletir e valorizar cada vez mais nosso belo país”, destacou.

Ezequiel Morbach, de 16 anos, também espera aprender e mostrar a riqueza da cultura brasileira. “Eu estou numa felicidade que não tem muita explicação, porque é uma oportunidade única de representar Sapiranga e o Brasil na Espanha. Queremos mostrar garra”, revelou.

De sambas ao folclore gaúcho, coordenação musical é fundamental

Serão apresentadas em torno de 30 músicas diferentes, entre folclore gaúcho e brasileiro (como Parintins e frevo). O grupo de música será composto por seis músicos, entre percussão, gaita, flauta, violão, baixo e vocal. A estruturação deste grupo musical ficou a cargo de Murilo Finger, que definiu sua missão como desafiadora.

“São músicas de todas as regiões do Brasil. Cada uma delas com características distintas e instrumentos específicos. Isso tudo é incrível e me deixa muito satisfeito, pois temos um grupo joven, disposto e composto por pessoas extremamente boas, queridas e competentes”, valorizou.

Murilo finaliza a organização do repertório. “Expectativa gigante, estou ansioso pois é minha primeira experiência a frente de um grupo em um festival fora do país”, destacou.

 

 

 

 

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Divulgação