Ação incentiva leitura em Nova Hartz

Promovendo leituras | A Geloteca é uma iniciativa familiar. Quem quiser, pode doar livros para contribuir com a causa

Nova Hartz – Uma iniciativa que começou de forma pequena está incentivando cada vez mais a leitura no município nova-hartzense. Jaqueline Fick, professora responsável pela Biblioteca Municipal de Nova Hartz, elaborou a Geloteca. “Meu marido e eu resolvemos transformar uma geladeira que não usamos mais em uma biblioteca, que fica em frente à nossa casa. Então, criamos a ‘Geloteca’”, explica Jaqueline. Dentro do eletrodoméstico aposentado ficam livros dos mais variados gêneros, à disposição da população que estiver buscando opções de leitura.

“É uma iniciativa da família, tanto que carimbamos os livros com o carimbo da família. No primeiro domingo que experimentamos colocar a Geloteca em prática, nossa primeira leva era de 60 livros: 15 de literatura adulta, 15 de literatura juvenil e 30 de literatura infantil. Pensei que não teríamos tanta procura”, relata a professora.

A professora cita que a própria localização em que a Geloteca fica disponível para os leitores curiosos é um fator que contribui para o sucesso da iniciativa. “A nossa casa fica próxima de uma escola de Ensino Fundamental, que atende cerca de 600 alunos, próxima de duas escolas de Educação Infantil, além do próprio Ginásio Municipal. Dias atrás, tivemos o Torneio Aberto de Xadrez no Ginásio, e durante o intervalo e o almoço, as crianças sentaram por aqui e ficaram lendo livros da Geloteca”, conta, orgulhosa da iniciativa, a professora Jaqueline Fick.

Geloteca fica no bairro Primavera

A Geloteca fica na Rua Iguatemi, nº 351, no bairro Primavera e está disponível todos os dias da semana, em horário comercial. Conforme a professora, não há um controle de registro dos “empréstimos” dos livros. “O pessoal vai até a Geloteca, pega o livro e quando termina de ler, devolve. São com coisas pequenas assim que fazemos a diferença”.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664