Grupo Amazonas não possui mais operações na unidade Sul, localizada em Campo Bom

Campo Bom – A chamada unidade Sul do Grupo Amazonas não conta mais com operação no município de Campo Bom. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz. “A Amazonas encerrou as atividades. Como tem escritório em Novo Hamburgo, resolveram unificar tudo lá. Aqui tinham 12 pessoas ainda, que foram realocadas”, afirmou.

Em agosto passado, foram desligados dez colaboradores. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Grupo, entretanto, até o fechamento da edição não obteve um posicionamento sobre o assunto.

O Grupo Amazonas, em agosto passado, fechou o setor de logística da empresa implicando na demissão de 328 funcionários em quatro fábricas. Deste total divulgado, 150 demissões aconteceram em Franca (SP), de acordo com Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Artefatos de Borracha daquela cidade.

Demais unidades do grupo estão localizadas em João Pessoa (PB) e Jequié (BA). Os cortes foram justificados à época por uma remodelação motivada por exigências de mercado e ainda com o fim de determinadas operações do grupo.

Demissões em agosto do ano passado

A partir de remodelações na gestão, que resultaram no fechamento do setor de logística da empresa, a unidade Sul, em Campo Bom, registrou em torno de dez demissões. Em âmbito nacional, o número chegou a 328 funcionários em quatro fábricas do grupo. Os cortes, justificados por uma remodelação motivada por exigências de mercado, possuem relação com o fim das operações dos setores de transporte, solados e placas de borracha da empresa.

Chegada em 2014

O Grupo Amazonas chegou à Campo Bom em 2014. Em abril daquele ano, a chamada Unidade Sul do Grupo Amazonas fez transferência de Novo Hamburgo. Com base no faturamento do Grupo Amazonas, em 2013, apresentado aos gestores de Campo Bom, a expectativa de retorno financeiro ao município, através do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), era de aproximadamente R$ 350 mil, fechando o primeiro ano. A inauguração da sede voltada mais ao setor logístico e localizada às margens da RS 239, nº 10.555, no Loteamento Industrial Norte, aconteceu em 29 de abril. A mudança para o espaço de 7.600 metros quadrados seria o resultado de um processo de expansão.