Todos os alunos de Campo Bom voltam às aulas 100% presenciais na segunda-feira, 8

Foto: PMCB

Por Prefeitura de Campo Bom

O governo do Estado publicou, na sexta-feira, 29/10, um novo decreto sobre as normas aplicáveis às instituições e estabelecimentos de ensino situados no Rio Grande do Sul durante a pandemia. A normativa, que revoga o Decreto nº 55.465/2020, restabelece o ensino presencial obrigatório na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) nas redes públicas e privadas gaúchas. Assim, a partir de segunda-feira, 8, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom devem voltar às salas de aula.

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) já estava preparada para esta retomada das aulas 100% presenciais e as escolas da rede municipal têm condições plenas e estrutura para atender a todos os alunos, respeitando os protocolos sanitários, inclusive com acompanhamento permanente do Centro de Operações Emergenciais (COE). Para que isso ocorra, as salas de aula já estão organizadas, considerando todos os alunos matriculados na instituição de ensino, com o devido distanciamento.

O prefeito Luciano Orsi observa que o cumprimento dos protocolos não será problema no município. “A grande maioria dos alunos já retornou ao ensino presencial e entendemos que precisamos de todos de volta para recuperarmos as perdas inevitáveis provocadas pelo ensino remoto”, diz o prefeito.

Campo Bom tem 9.500 alunos e apenas cerca de 300 se mantiveram em ensino remoto. Agora, todos terão de retornar para as salas de aula. A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, adverte que quem apresentar laudo médico poderá se manter no ensino remoto. “Os pais dos alunos que têm laudo devem procurar a direção da escola para apresentá-lo, a fim de que seu filho permaneça de forma remota”, diz.

A secretária destaca que a Smec está em constante busca ativa com as equipes diretivas, assistentes sociais e Conselho Tutelar de alunos que estão matriculados, porém não compareceram às escolas. “Recomendo que os pais desses alunos procurem a escola em que seu filho está matriculado para regularizar a situação, pois agora, não é mais opcional, é obrigatória a presença de todos os alunos”, esclarece.

A secretária ressalta também a importância do retorno ao presencial, considerando que haverá somente mais um mês e meio de aulas e muito a fazer. Os alunos no presencial estão em reforço escolar constante, com oficinas de português e matemática para todos os anos, projeto AlfabetizAÇÃO para desenvolver com prioridade a leitura e a escrita nos anos iniciais e aqueles que não concluíram o processo a partir do terceiro ano. Além disso, os alunos de 5° e 9° anos passarão pelas provas do SAEB do MEC.

O Decreto do Governo do Estado não prevê a exigência do passaporte vacinal para alunos acima de 12 anos, logo, não será cobrado nas escolas da rede municipal. A secretária informa que muitos alunos campo-bonenses já foram vacinados nas próprias escolas, por uma equipe da Secretaria de Saúde. Aluno com mais de 12 anos que ainda não foi vacinado e quiser fazê-lo, a escola fará o encaminhamento para a imunização.

Simone reforça, ainda, que dúvidas da comunidade escolar podem ser esclarecidas com a direção das escolas. Além disso, no protocolo da Prefeitura, duas pessoas estão sempre à disposição da comunidade, para assuntos referentes à rede municipal de ensino.