Sapiranguense Tania Regina de Souza há 41 anos se dedicando à educação

Sapiranga – 41 anos se dedicando à educação. Esse é o tempo que a professora Tania Regina de Souza leciona. Formada pela Universidade Feevale, começou a estagiar ainda com 17 anos, na Escola Estadual Mathilde Zatar, no bairro São Luiz. Em seguida foi nomeada para lecionar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pastor Rodolfo Saenger.

Tania conta que os pais a incentivaram na escolha, que surgiu, pois logo se identificou com o curso de magistério. “Descobri que esse era o caminho que me dedicaria e preencheria meus dias”, declara a professora.

Em 1987, Tania prestou concurso e passou a dar aulas na EMEF São Carlos. Nestes 41 anos, a professora também passou pela CME Érico Verrísimo e no SESI Educação. No SESI, Tania lecionou por cerca de 9 anos, sendo indicada por uma colega, Elci, com quem trabalhou no São Carlos.

Atualmente, a professora está aposentada, mas como foi contratada como celetista decidiu continuar trabalhando em um dos turnos na Biblioteca Pública Municipal. “A importância que senti durante todo esse tempo foi a de poder compartilhar com cada aluno a minha experiência de ensinar e de conseguir aprender com eles. Sempre acreditei na construção de um mundo melhor e cada desafio foi uma inspiração para crescer e aprender”, declara Tania.

Certeza da escolha certa

Tania conta que teve certeza que havia escolhido a profissão certa, depois do seu estágio na Escola Mathilde Zatar. “Foi aí que adquiri minha primeira experiência com alunos”. A professora ainda recorda e agradece a então diretora da instituição, Noely Pestano Schweitzer (já falecida), “que me ajudou e me estimulou com palavras e gestos que foram marcantes pra minha trajetória”, lembra Tania.

A professora ainda comenta, que trabalhou grande parte da sua carreira na área da educação que mais ama: a alfabetização. “É gratificante a troca de conhecimentos, vivências e de apostar que todos somos capazes de crescer e aprender, independente das limitações”, declara Tania.

Foto: Arquivo pessoal.