Sapiranga: solenidade abre oficialmente o projeto Escola Bilíngue

Sapiranga – A manhã deste sábado (12), que iniciou nublada e, aos poucos, deu lugar ao sol no Vale do Sinos, também iluminou a abertura oficial do projeto Escola Bilíngue. A solenidade, que reuniu a comunidade escolar (com professores, pais e alunos), além de autoridades coloca a EMEF Maria Emília de Paula, da Vila Irma, como protagonista do cenário educacional do Estado.

 

É a primeira escola pública do Rio Grande do Sul, de nível fundamental, a ter ensino bilíngue de português (língua materna) e inglês (língua estrangeira). Essa metodologia, que já teve o início da sua aplicação para as turmas JNA e JNB desde o dia 1º de agosto, com um formato de aula que mescla as duas línguas na rotina de atividades, chega como novidade para esse novo semestre.

“Estamos muito felizes por esse momento. Desde o início do ano, tanto o Instituto IENH quanto a EMEF Maria Emília de Paula e a  Secretaria de Educação (Smed) estavam se preparando para receber o ensino bilíngue. E agora, a partir do segundo semestre, teremos aulas com 50% em português e 50% em inglês. Hoje tivemos a apresentação das crianças em inglês, porque elas aprendem rápido”, conta à reportagem a prefeita Carina Nath.

Durante o evento, alunos de séries iniciais se apresentaram e cantaram em inglês. A banda da escola também fez uma apresentação de boas-vindas à nova metodologia. “Pensamos neste projeto, começando aos poucos e, sim, queremos avaliar ano a ano para implementar em outros anos do Ensino Fundamental. É uma oportunidade para as famílias”, explica a secretária de Educação do município, Cláudia Kichler.

Além da prefeita e da secretária de educação de Sapiranga, o evento contou com a presença da diretora da EMEF Maria Emília de Paula, Fabiana Heinen; do diretor-geral da IENH, Seno Leonhardt; e de Luciana Brentano, que tem assessorado a Smed a instituir essa metodologia bilíngue na escola. Luciana é especialista em Educação Bilíngue, Neurocognição e Aprendizagem e em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.