Sapiranga implementa a nova Base Nacional Curricular Comum – BNCC

Sapiranga – O ano de 2020 será de mudanças na educação, com a implementação das competências e habilidades da Base Nacional Curricular Comum – BNCC. Os professores serão os grandes protagonistas dessa transformação na educação e, para isso, é fundamental estarem bem preparados, atualizados e capacitados para lidar com os novos desafios em sala de aula. Pensando nisso foi que a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cláudia Kichler, esteve na manhã de segunda-feira, 3 de fevereiro, visitando as escolas municipais para oficializar a entrega do Regimento Padrão das Escolas da Rede e do Referencial Curricular de Sapiranga aos diretores escolares, que retornaram, neste mesmo dia, às atividades. Os documentos também estão disponibilizados no site da Prefeitura.

“Nosso ano letivo vai ser todo baseado na BNCC. O novo referencial vale para todo o município, assim como para as redes estaduais e privadas de ensino. Foi desenvolvido com as diretoras e em reuniões com os professores. Foram mais de dois anos em cima desta reestruturação. Um ano dentro das escolas e outro ano em reunião com professores, foram mais de 40 reuniões”, destaca Cláudia, salientando o trabalho realizado em conjunto com direção e professores.

Principal objetivo é formar cidadãos

O principal objetivo, segundo a secretária Cláudia, é fazer com que os alunos se tornem cidadãos. O conteúdo passado terá que fazer sentido para a vida. O aluno terá que saber aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no contexto vivenciado fora dela. “Vai dar certo porque construímos junto com os professores. Os coordenadores das escolas vão acompanhar todas as mudanças e cobrar para que sejam aplicadas”, salienta.

Para que todas as mudanças efetivamente ocorram e reflitam na vida dos estudantes, é fundamental que não haja dúvidas entre os professores. Assim, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, oferecerá momentos de formação ao longo de todo o ano letivo. “As formações foram pensadas com muito carinho e cuidado, pois sabemos que é um ano de mudanças com aplicação prática do novo Referencial Curricular de Sapiranga, embasado na BNCC e no Referencial Curricular Gaúcho”, explica a secretária.

Abertura oficial do ano letivo aos professores

A abertura oficial do ano letivo de 2020 acontece durante a tarde (professores da Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Fundamental) e noite (professores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental) do dia 17 de fevereiro, segunda-feira, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck. O dia contará com a presença da professora Thereza Penna Firme que abordará o tema Avaliação da Competência ou Competência em Avaliação. “Ser competente em avaliação é a crucial competência que faz a diferença na qualidade do ensino e da aprendizagem. Atualizar os professores nos avanços da avaliação na teoria e na prática é imprescindível”, destaca Thereza.

Thereza é capaz de navegar e aplicar, como poucos, as mais diversas correntes, concepções e métodos avaliativos, somando essas a sua longa experiência como avaliadora, que a torna referência no cenário nacional e internacional da avaliação.

Saiba mais sobre Thereza Penna Firme
A carioca Thereza Penna Firme traz no coração o amor pelo samba, pelo mar e pela vida. Aliás, o bom humor constante e o amor pela prática docente são marcas dessa grande educadora. Ela ministra uma palestra em uma quadra de escola de samba (lotada de professores) com a mesma empolgação, dedicação e carisma que ministra suas aulas nos cursos de pós-graduação.

Com especial formação acadêmica no campo da avaliação, formou-se em Psicologia Clínica (PUC/RIO), Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin, USA, Mestre em Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, USA e Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia. Exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação), bem como funções de Direção e Coordenação na PUC/RIO, UFRGS e UFRJ, atuando como professora, pesquisadora e orientadora de Dissertações e Teses. Tem experiência Nacional (área pública e privada) e Internacional (USAID, OEA, BID, BANCO MUNDIAL, UNICEF, PAHO, UNESCO) como Conferencista, Consultora e Avaliadora. É atualmente Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO, membro da American Evaluation Association e da Associação Brasileira de Monitoramento e Avaliação.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

A BNCC tem como objetivo nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas. Coloca, portanto, em curso, o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996. Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.