Sapiranga dá início a 7º Feira Municipal Integrada – Femint

Foto: Vitor Carvalho / Departamento de Comunicação

Sapiranga – Instigar a pesquisa através de temas que surgem no cotiano e transformá-los em objeto de estudo dentro das salas de aula, é o objetivo da Feira Municipal Integrada – Femint, promovida pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Educação.

 

A feira, que neste ano chega em sua 7ª Edição, visa explorar o potencial e talento de cada jovem cientista sapiranguense.

Na última semana, teve início a etapa escolar da feira, que irá classificar os trabalhos para a etapa municipal, que ocorrerá no mês de setembro. Até o final do mês, serão apresentados 401 trabalhos de pesquisas desenvolvidos em 33 escolas municipais, sendo 104 trabalhos da Educação Infantil e 297 do Ensino Fundamental.

“A pesquisa científica na educação básica oportuniza espaço de troca de ideias e investigação, além de desafiar o estudante e o professor orientador a unir teoria e prática, tornando a aula mais atrativa, ampliando o desenvolvimento de conhecimentos de maneira interdisciplinar. Nosso objetivo é fomentar o espírito investigativo, possibilitando a resolução de problemas da realidade, de forma contextualizada e significativa”, destacou a secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler.

Na Emef 28 de Fevereiro, cerca de 12 trabalhos foram apresentados na última quinta-feira, 7. Entre os projetos expostos, esteve o dos estudantes da turma 911, Vitor Steyer, Heitor Tavares e Gustavo Barboza, que pesquisaram sobre o desenvolvimento de uma placa fotovoltaica móvel. O objetivo do grupo agora será desenvolver um protótipo da placa, contribuindo com a utilização da energia de maneira ecológica.

Por Prefeitura de Sapiranga