Rede Municipal de Ensino de Sapiranga incentiva alunos a desenvolverem projetos durante isolamento social

Foto: Divulgação/PMS.

Sapiranga – O momento pelo qual todos estão passando é muito difícil, de pandemia provocada pelo novo coronavírus, mas a esperança é de que vai passar e, apesar do inevitável distanciamento social, a educação não pode parar e a Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMED) está buscando maneiras de seguir conectada com os alunos. É importante esclarecer que este período não é de férias, mas um recesso para evitar o contato social e contribuir com as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Portanto, a orientação principal é evitar que as crianças e os jovens saiam de casa.

Sob coordenação do setor pedagógico da Smed, as escolas municipais estão criando estratégias para permanecerem em sintonia com a comunidade escolar, ocupar os alunos com atividades lúdicas, pedagógicas, produtivas e construtivas, motivando-os a manterem o hábito de estudar. Os professores, com apoio e supervisão de suas equipes diretivas, têm planejado diversas atividades aproveitando as novas tecnologias. Tem sido um período de estudos e troca de experiências via redes sociais, em que os profissionais da educação da Rede Municipal estão se reinventando, superando suas próprias limitações, aprendendo a usar novos recursos, tudo com muito carinho e dedicação, todos empenhados em oferecer alternativas para manter o vínculo entre alunos e escola.

As atividades não têm intuito de recuperação de dias letivos nem serão avaliadas, são somente uma forma de oportunizar momentos de estudos, leituras, atividades lúdicas e recreativas, provocando uma interação entre família e escola. A secretária municipal de Educação, Claúdia Kichler, destaca a importância das atividades para manter o vínculo dos alunos com a escola. “Agradeço as equipes diretivas e os professores pelo engajamento na proposta e as famílias pela compreensão e apoio neste momento de precaução e cuidados com a vida”.

Estudantes da EMEF Maria Ruth Raymundo pesquisaram e criaram ações de apoio às pessoas em quarentena

Ideias inovadoras e criativas em momentos como o que a sociedade enfrenta atualmente, de pandemia do coronavírus, de medo, incertezas e isolamento, devem ser valorizadas e divulgadas para assim servir de exemplo. A turma 911 do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Ruth Raymundo desenvolveu o projeto “Quarentena – Como superar sem Crise?”. A ação, desenvolvida para a disciplina de Língua Portuguesa, foi estimulada pela professora Sarah Almeida de Oliveira. “Pelo grupo do WhatsApp marquei uma reunião com os alunos usando o aplicativo zoom. Inicialmente eles pesquisaram sobre o que a quarentena pode causar em grupos distintos”, explicou a professora.

A partir da proposta inicial, os alunos pesquisaram sobre o assunto, escreveram pontos importantes e consultaram duas psicólogas. As profissionais fizeram algumas sugestões de como os estudantes poderiam seguir com as ações. Assim, a turma se dividiu em quatro grupos, cada um buscou soluções para públicos diferentes.

“Ansiedade no Isolamento Social” foi um dos temas. Os alunos pesquisaram sobre o efeito do isolamento em pessoas que sofrem de ansiedade. Através do Instagram, cada um dos integrantes do grupo questionou se algum dos seus contatos estaria se sentindo sozinho ou ansioso com toda a situação de isolamento. Perguntaram ainda se essas pessoas gostariam de conversar e receber conselhos de como proceder durante a quarentena. Cerca de 10 pessoas responderam que sim. Os alunos agora se colocaram a disposição para conversar com cada uma dessas 10 pessoas. As conversas acontecem através do WhatsApp ou via direct no Instagram.

Outro grupo desenvolveu a ação “Vamos ficar loucos! Efeito de uma quarentena em idosos”. Para aqueles idosos que moram sozinhos e que não possuem WhatsApp, os alunos ligam duas vezes na semana para conversar. Já para aqueles que possuem acesso ao Whats, eles criaram um grupo no aplicativo para envio de dicas e atividades para que possam realizar sozinhos.

“A Luta contra os próprios pensamentos” foi o tema da ação desenvolvida com foco em adolescentes. Os estudantes deste grupo pesquisaram sobre os efeitos do isolamento em adolescentes. Cada um no seu Instagram, questionaram quem gostaria de participar de um grupo de WhatsApp, cujo objetivo é a interação. Com aqueles que responderam positivamente, os alunos criaram um grupo, onde postam ideias de rotinas, filmes e livros.

O quarto grupo focou nos adultos e desenvolveu a ação “Como lidar com a Quarentena?”. Eles criaram um perfil no Instagram intitulado Vivendo Bem na Quarentena. Lá, eles postam, diariamente, ideias de atividades a serem desenvolvidas pelos adultos.

Para a professora, é motivo de alegria perceber os alunos envolvidos com a atividade. “Fico muito feliz ao ver meus alunos engajados em promover o bem estar neste momento complicado em que estamos vivendo. Se cada um fizer um pouquinho pelo outro, será mais fácil passar por tudo isso. O benefício é recíproco, pois sempre que ajudamos alguém, somos mais beneficiados ainda. Também tem o fato de manter os alunos ocupados e focados em algo construtivo, já que têm bastante tempo sobrando neste período e nem sempre sabem fazer boas escolhas para preencher a ociosidade”, destaca Sarah.