Qualificação profissional para alunos de Campo Bom

Campo Bom- Dar os instrumentos para que os jovens possam se desenvolver na vida profissional, preparando-os para o mercado de trabalho. Este é o objetivo do projeto De Olho no Futuro, que atende alunos do 6° ao 9° ano, orientando os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando palestras e oficinas profissionalizantes no contraturno escolar.

A ação foi implementada em 2017 pela Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Feevale, Sebrae, Senai, Sindicato dos Sapateiros, Arezzo e GetNet.

“Esse é um projeto muito especial, pois leva para os estudantes a oportunidade de que, aliado aos estudos, também possam ter o convívio com cursos e iniciativas de iniciação profissional. Ações que vão permitir que eles possam lutar por um espaço no mercado de trabalho com mais conhecimento e experiência”, salienta o prefeito Luciano Orsi.

Outra ação de destaque tem sido a Oficina de Sapateiro, atividade que iniciou em 09/07 e encerrou no dia 07 de novembro, totalizando 17 oficinas. Cada oficina é de 12h, onde os alunos estudam a história do calçado e a evolução dos processos de fabricação. Na parte prática, aprendem noções de corte do couro e de costura. As atividades iniciam mais simples, tornado-se complexas ao longo da oficina, quando cada estudante produz um estojo/porta-moedas.

Outra novidade é o curso de Desenvolvedor Java que foi lançado em outubro de 2019 e faz parte do programa Qualifica Campo Bom. O curso, totalmente gratuito, foi oferecido aos residentes da cidade, num total de 30 vagas. Os interessados passaram por uma seleção de acordo com o seu perfil profissional realizado pela Universidade Feevale. Entre os selecionados, muitos são alunos da rede de ensino de Campo Bom, que tiveram apoio de seus professores para participarem do processo.

Ações desenvolvidas em 2019 pelo projeto

Entre ações que têm sido desenvolvidas estão as visitas guiadas ao grupo Arezzo, que iniciaram dia 13/09 e encerraram em 29/11. Participam cerca de 600 alunos de 9º ano que, ao visitarem a Arezzo, conhecem a história da empresa, as marcas, além de visitar todos os setores, entendendo todos os processos de produção do calçado, desde a criação até a fabricação, também conhecendo o museu da empresa.

Foto: Patrícia Klein.