Projeto Repercussão na Escola atua de forma multidisciplinar em Campo Bom

Campo Bom – Incentivo e mais uma ferramenta para qualificar o aprendizado dos estudantes. É com este princípio que o projeto Repercussão na Escola acontece em parceria com as secretarias de Educação nos vales do Sinos e Paranhana. Em Campo Bom, as edições entregues em sala de aula, enriquecem a didática dos professores.

 

Os pequenos campo-bonenses já conhecem o Repercussão e comemoram quando se inicia uma nova atividade que utilize as edições impressas. Mas, conforme os educadores da rede municipal, o bom uso dos exemplares vai além da atividade “diferente” do habitual, e se caracteriza, também, como um reforço nas mais diferentes disciplinas.

Um dos pontos apresentados pela Secretaria Municipal de Educação quanto a essas atividades é o melhor aprendizado da Língua Portuguesa. Com as edições, os alunos ampliam o vocabulário, relembram e aplicam os gêneros textuais e, também, ficam atualizados. Por meio de notícias que retratam novos eventos, inaugurações ou até mesmo a atuação da polícia em Campo Bom, os alunos do 6º ano ficam por dentro de tudo aquilo que envolve o município onde residem.

Vocabulário e escrita

O olhar da Secretaria de Educação quanto à execução deste projeto se define como uma forma de “dar aos professores mais uma ferramenta pedagógica para o trabalho multidisciplinar, enriquecendo a aprendizagem dos alunos quanto aos temas atuais da região, e, também, quanto aos gêneros textuais jornalísticos, ampliando o vocabulário e aprimorando a escrita”. É como descreve a assessora pedagógica de Língua Portuguesa do ensino fundamental nos anos finais, Niara Schmidt.

Visão dos estudantes

Os alunos também discorrem sobre o projeto. Para eles, além de conhecer o “lide jornalístico” ou mesmo contagens e dados sobre sua cidade, estado ou país, a abordagem realizada pelo Grupo Repercussão com cidades vizinhas ou de outra região apresenta curiosidades e fatos novos a eles. Também, e de forma inconsciente, as edições aguçam a criatividade. Observando imagens e matérias sobre temas novos, os estudantes podem produzir as próprias histórias ou, até mesmo, socializarem com os colegas sobre o que entenderam das notícias ou destacar as matérias que mais lhe atraíram.

Escolas no projeto

Atuante em diferentes cidades dos vales do Sinos e Paranhana, em Campo Bom, o projeto Repercussão na Escola acontece em 11 escolas que possuem 6º ano na rede municipal de ensino: Emef Borges de Medeiros, Emef CEI, Emef Duque de Caxias, Emef Edmundo Strassburger, Emef Lúcia Mossmann, Emef Marcos Silvano Vieira, Emef Morada do Sol, Emef Presidente Vargas, Emef Rui Barbosa, Emef Santos Dumont e Emef 25 de Julho.