Projeto de Campo Bom sobre educação financeira terá encontro virtual

Campo Bom – Professores do componente curricular Educação Financeira e coordenações pedagógicas escolares da rede municipal de ensino de Campo Bom participarão de encontro virtual de formação, nesta terça-feira (29). Será um momento de troca de conhecimentos e sugestões para aprimorar o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas. O evento terá a participação de Denise Kern, autora dos livros “Quanto valem os centavos?”, “Valorizando a mesada” e “Quanto eu pago de impostos?”, que foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para uso nas escolas.

 

 

O prefeito Luciano Orsi aponta que é fundamental que a educação seja concebida para além das habilidades cognitivas, físicas e afetivas, contribuindo também para a formação cidadã dos alunos. “Trabalhar com a Educação Financeira propicia o desenvolvimento de reflexões, senso crítico e ações diante do planejamento de vida”, diz.

O projeto “Educação Financeira como prática cidadã” será realizado em toda rede. Na Educação Infantil o projeto já é desenvolvido pelas práticas pedagógicas permeadas pelos campos de experiências envolvendo as crianças no brincar e nas interações com o outro, com atitudes de colaboração ao compartilhar, emprestar, obter, trocar, dividir, através das múltiplas linguagens ampliando os conhecimentos de mundo. “Ao entrar em contato com a temática financeira e fiscal, a criança irá desenvolver desde cedo autonomia, consciência ética e financeira de seus direitos e deveres na sociedade e, principalmente, cultivar o hábito da leitura da realidade e gerenciamento de suas necessidades cotidianas”, explica a secretária Simone Schneider.

 

No Ensino Fundamental, os professores do 1º ao 9º ano foram convidados a participar da elaboração do projeto, contribuindo com sugestões de atividades que estão alinhadas às habilidades que os alunos precisam desenvolver no decorrer do ano letivo. Diversas temáticas serão contempladas, como sustentabilidade, trânsito, valorização da agricultura local, meio ambiente, alimentação saudável, patrimônio público, consumo responsável e planejamento de vida, entre outros.

As escolas fundamentais possuem seus disseminadores, que participam de encontros e após multiplicam as ideias e informações com os demais colegas. Um primeiro encontro ocorreu em abril, para a organização do projeto. A Educação Financeira é um tema contemporâneo e transversal que está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Foto: Divulgação PMCB