Projeto da EMEI São Luiz de Sapiranga proporciona diversão e criatividade aos alunos

Foto: Divulgação

Sapiranga – Dar novos significados aos insumos que a natureza já fornece todos os dias.

 

Foi isso que os 29 alunos da turma de Maternal 3 da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Luiz aprenderam com o projeto ‘Caixas da Natureza’, que contou com orientação da coordenadora pedagógica Karen Grasiele Becker e as professoras da EMEI São Luiz, Bruna Thiesen, Camila Voigt e Gerliene da Silva.

A exposição das criações dos alunos ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22, com os resultados das brincadeiras naturais que foram feitas na escola, dentro do projeto. Prestigiaram a exposição a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Andrioli e a supervisora da educação infantil, Luciane Hartmann.

‘Caixas da Natureza’ consiste em uma brincadeira de trocas de experiências com a natureza, criada pelo programa “Ser Criança é Natural”. O objetivo do projeto é brincar com a natureza, reconhecer a vida que pulsa ao seu redor e compartilhar com outros participantes através de uma caixa.

Segundo a coordenadora pedagógica, Karen Grasiele Becker, as caixinhas foram primeiramente recebidas pelo Centro Educacional Unificado (CEU) Centro de Educação Infantil (CEI) Alvarenga, de São Paulo. “Assim que recebemos a caixa, ficamos tão felizes e entusiasmados que o projeto se espalhou por toda a escola que fizemos um troca-troca entre as turmas, espalhando as sementes do brincar natural que é a base do projeto institucional da escola”, destacou.

Entre as brincadeiras naturais que foram enviadas de volta a São Paulo, estão um escalda pés com pétalas de rosas, flor símbolo da nossa cidade, pinhão que virou farofa, erva-mate virou uma linda tintura natural, galhos de árvores se transformaram em pincéis e desenhos com frutas de Jambolão, a árvore que acompanha a turma nas brincadeiras na pracinha da escola.

Pintura com elemento natural

A árvore de Jambolão está localizada bem no meio do pátio da EMEI São Luiz. Esse tipo de árvore pode chegar a 10 metros de altura. Ela possui frutos arroxados quando maduros, o que despertou a ideia dos alunos em registrar desenhos na folha branca, pois durante as brincadeiras no pátio, as frutinhas da árvore estavam deixando suas mãos manchadas.

Escalda pés com pétalas de rosas

As rosas são símbolos do município de Sapiranga e também estão espalhadas pelo pátio da escola. Os alunos, quando estão atentos, sentem o cheiro de cada uma delas. O escalda pés, nessa vivência, conteve pétalas de três rosas vermelhas, água morna, óleo mineral sem perfume e algumas gotas de sabonete líquido de glicerina. Os alunos do berçário também foram convidados para participar.

Por Prefeitura de Sapiranga