Professores de Campo Bom participam de encontro sobre ecoeducação

Por Prefeitura de Campo Bom 

Desenvolver a Educação Ambiental é o propósito que colabora para a criação de um mundo mais sustentável. Pensando nisso, professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Campo Bom se reunirão para conhecer e se aproximar das propostas de gestão do Município.

 

O encontro ocorrerá no Centro de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea), dia 19 de abril, a partir das 13 horas. Também terá uma visita técnica à Usina de Reciclagem de Campo Bom, para que os educadores possam ver de perto como chegam os resíduos produzidos nos lares campo-bonenses e como ele é separado e encaminhado para a reciclagem pela equipe da cooperativa de recicladores Coolabore. Depois dessa visita com os educadores, os alunos da rede municipal também poderão conhecer a usina, mediante agendamento prévio; além disso, poderão se engajar ainda mais para melhorar a triagem do resíduo nas suas escolas e casas.

O prefeito Luciano Orsi ressalta que o espaço da usina recebeu reforma e reestruturação recentemente, pela Prefeitura. “Nossa usina de reciclagem serve de modelo na gestão de resíduos e é um orgulho para o Campo Bom. Essa aproximação dos professores e dos alunos com local será muito útil para a sensibilização das famílias quanto à necessidade de cooperar para o processo de reciclagem. E isso começa pela separação dos resíduos em nossas casas”, observa.

Para a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider, o tema do encontro dos professores é de grande relevância. “Como diz a Carta da Terra, vivemos um momento crítico na história do Planeta, devido aos impactos causados pela ação humana. Precisamos aprofundar o estudo e a prática da ecoeducação, para melhorar a relação homem e meio ambiente”. A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI. O documento foi elaborado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92, e é voltado para assuntos acerca de uma sociedade global pacífica, justa e sustentável.