Professora de Campo Bom concorre a prêmio nacional

Campo Bom – Aos 33 anos, a professora Marlise de Fátima Grings está vivendo um momento muito feliz na carreira. Um projeto desenvolvido por ela já ganhou o 3° lugar na etapa estadual do prêmio “Professores Pensam a Transversalidade na Educação Fiscal”, em 2020. Por causa dessa conquista, ela foi indicada para a premiação nacional, ligada à educação fiscal.

 

Marlise é pedagoga e pós-graduada em Educação 4.0, mas esteve afastada da sala de aula durante alguns anos, atuando em seu negócio próprio. Foi em 2020 que ela voltou a lecionar e já alcançou o destaque. O primeiro trabalho foi desenvolvido na Emef Princesa Isabel, e hoje ela está atuando nas escolas Adriano Dias e Morada do Sol.
No projeto “Educação fiscal como prática cidadã”, foram desenvolvidas atividades pedagógicas sobre conceitos básicos de cidadania, como: direitos, deveres, importância dos bens e serviços públicos, o cuidado com o bem público, a importância de pedir a nota fiscal para evitar a sonegação, entre outras práticas. O projeto da Marlise se expandiu e já conta com a participação de 17 turmas do ensino fundamental de várias escolas do município.
A professora tem até 30 de setembro para enviar materiais complementares para a avaliação da comissão julgadora. E entre os dias 7 e 11 de março de 2022, acontecerá a solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

Educação também é cidadania

O projeto concorrente no prêmio nacional envolve a promoção de atividades lúdicas, como leitura de um poema criado pela professora, envio de material explicativo, vídeos, jogos, entre outros recursos. E Marlise continua utilizando a ferramenta da cidadania para desenvolver seus alunos. “Neste ano, sigo trabalhando o Projeto de Educação Fiscal na Escola Morada do Sol, com o tema “Humm! Que delícia nossa merenda!”. Já fizemos descobertas muito importantes, entre elas que a merenda é adquirida com dinheiro público, dinheiro que vem dos impostos. Descobrimos também que é a Prefeitura que adquire a merenda escolar através de licitações”, conta a professora.
Sobre o prêmio, a educadora diz estar feliz em representar o município de Campo Bom e declara: “Agradeço a todos os professores disseminadores em suas escolas. Estamos fazendo a diferença!”.