Prefeitura e Senai de Sapiranga iniciam parceria para oferecer curso técnico para 30 estudantes

Uma nova realidade de ensino e com olhar para o futuro está surgindo para 30 estudantes de 9º ano de diferentes escolas da rede municipal de ensino de Sapiranga. Divididos em duas turmas, eles iniciaram no dia 8 de setembro as atividades do projeto Vocações Profissionais desenvolvido pelo Senai. Os estudantes foram selecionados pelas próprias escolas com base no desempenho significativo que apresentam nas atividades escolares. “Participamos da aula inaugural e percebemos que os estudantes estão gostando bastante. Essa oportunidade será importante para os alunos terem conhecimento da gama de oportunidades que o trabalho em calçado pode proporcionar”, explica a secretária de Educação, Claudia Kichler.
Até dezembro, os alunos participarão, no turno oposto ao das aulas nas escolas, de turmas de ensino técnico na sede do Senai onde terão a oportunidade de agregar conhecimento nas áreas de robótica lego, preparação para o mercado de trabalho, tecnologias do calçado, mecânica industrial e introdução à gestão, inovação e empreendedorismo.
Para viabilizar a parceria com o Senai, a Prefeitura de Sapiranga irá investir R$ 73.750 e a ideia é ampliar o número de vagas para 2022.

Motivação extra

A secretária de Educação projeta uma dedicação ainda maior dos alunos para conciliar as atividades do Senai com as tarefas escolares. “As vezes quando a nossa rotina é mais corrida, mais agitada a gente se esforça mais, o que pode ser uma motivação extra para eles”, diz Claudia. Para o gerente do Senai, ao final do curso, os alunos terão papel importante na construção do futuro da cidade. “Assim que concluírem o ensino fundamental e o projeto, esses estudantes vão contribuir com o projeto de inovação, trazendo riqueza, trazendo conhecimento e trazendo transformação ao município, melhorando assim a geração de emprego e renda que é muito importante nos tempos atuais”, menciona Eduardo. Até dezembro, os alunos irão cumprir uma carga de atividades que totalizará 240 horas de aprendizagem.

Teoria e Prática

Desde que iniciaram as atividades no Senai na última semana, os alunos das duas turmas que integram o curso participam de atividades que misturam teoria e prática. Durante as ações apresentadas pelos professores, os conhecimentos chegam até os alunos através de conteúdos teóricos e dinâmicas de integração, tudo como forma de simular um ambiente industrial e apresentar a realidade do mercado de trabalho que os estudantes vão encontrar quando ingressarem nas carreiras que escolherem para o futuro.

Alinhamento com o Inova Sapiranga

Eduardo Weber destaca também que o projeto desenvolvido pelo Senai converge com as propostas desenvolvidas pelo Inova Sapiranga. “Este projeto traz uma contribuição para os alunos como uma forma de trilha de conhecimento para proporcionar vivências e experiências da área industrial, em conexão direta com trabalhos específicos de inovação, o que também é buscado através dos projetos apoiados e desenvolvidos pelo Inova Sapiranga”, explica o gerente do Senai.

Ampliação da parceria

Conforme Claudia, para 2022, a ideia é permitir que mais alunos possam ser beneficiados pela parceria da prefeitura com o Senai. “Para o próximo ano queremos iniciar logo nos primeiros meses e também pretendemos viabilizar uma participação de mais alunos”, explica a secretária de educação. Segundo ela, novos alunos com desempenho satisfatório em suas turmas deverão ser selecionados pelas equipes diretivas das escolas para participar do projeto no Senai.