Prefeitura de Campo Bom oferece formação para Educação em Tecnologias

Campo Bom – Um novo encontro marcado pela qualificação e atualização dos profissionais da rede de ensino foi realizado em Campo Bom. A oportunidade reuniu 26 professores responsáveis pela disciplina de Educação em Tecnologias em 20 escolas de ensino fundamental do município.

 

Das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h, os educadores se reuniram durante três dias, entre segunda (25) e quarta-feira (27), na Emef Cei, para acompanhar novidades e metodologias sobre a disciplina. Na proposta, os participantes deveriam marcar presença todos os dias, em um momento de completa imersão no conteúdo.

Durante os três dias, essa formação oferecida aos professores abordou diferentes áreas dentro da disciplina de tecnologia das escolas. Temas como lições sobre metodologias ativas, estrutura, montagem de projetos, eletrônica e pensamento computacional foram trabalhados.

A qualificação dos profissionais da rede municipal de educação é princípio fundamental para a Prefeitura de Campo Bom. Neste sentido, a formação dos professores, em diversas disciplinas, corrobora com essa premissa. Para o segundo semestre deste ano, um novo encontro para tratar de Educação em Tecnologias está previsto.

Aquisição do material abordado na oficina

Nesta atividade, o material apresentado aos professores é proveniente de um momento realizado em 2023. “Estamos focados nessa formação dentro de um material didático que adquirimos no final do ano passado para a disciplina. Assim como outras disciplinas tem livros didáticos, a de Educação em Tecnologias não tinha ainda. Conhecemos esse material, onde traz toda uma abordagem sobre pensamento computacional, estruturas, eletrônica e empreendedorismo, junta todos esses eixos em módulos dentro desse material”, explica a assessora pedagógica da área na Secretaria Municipal de Educação, Janice Schwarz.

Etapa consolida as ações

A matriz curricular da disciplina de Educação em Tecnologias contempla elementos como a impressora 3D, Chromebooks e outros materiais já adquiridos pela prefeitura, que já eram utilizados durante as aulas. Essa proposta segue, mas agora com um maior embasamento e um objetivo melhor traçado pelos profissionais da área.

“Viemos, ao longo dos anos, construindo uma estrutura. Iniciamos com a remodelação do espaços e equipamentos que estavam bastante sucateados, introduzimos recursos novos como os chromes, tablets e impressoras 3D, sempre atrelado à formação (dos professores). Para a consolidação de ideias, gostaríamos muito que tivesse um material que desse suporte pedagógico aos professores e alunos, fomos atrás e descobrimos esse material didático, que são livros para o professor e para o aluno”, define Janice, detalhando a formação oferecida na cidade e que foi encerrada, em sua primeira etapa, na quarta-feira.

Explorando os benefícios de professores e alunos

Secretária Municipal de Educação, Simone Schneider. “Nos últimos anos, Campo Bom tem investido muito em tecnologia, tanto que temos os laboratórios móveis, chromebooks, tablets, porque o nosso aluno e o interesse dele mudaram. Não é fazer uso da tecnologia apenas para o estudo, mas saber explorar em benefício próprio”.