Prefeitura de Campo Bom adquire novos kits Inventura Micro:bit

Campo Bom –  Pensando no futuro e no mercado de trabalho que os jovens campo-bonenses deverão enfrentar, a Administração Municipal através da Secretaria de Educação está, desde 2019, investindo em tecnologia através do material Inventura Micro:bit.

 

A capacitação dos jovens através da tecnologia é, sim, um investimento a longo prazo, mas que tem a plena certeza de retorno. Ao capacitar os jovens para o futuro, a cidade cresce junto.
Os primeiros kits Inventura foram utilizados de maneira experimental na Emef D. Pedro II no projeto Inventura Experience, juntamente com outras turmas de 59 escolas do país, em 2019. Devido ao sucesso do programa, no mesmo ano, a Prefeitura adquiriu os kits para todas as escolas de turno integral como complemento do projeto de Aprendizagem Criativa na rede. Neste mês de agosto, foi aprovada a aquisição de mais uma leva de kits para serem distribuídos nas escolas da rede, possibilitando assim, a construção de novos projetos que aliem a pesquisa científica e tecnológica na rede.

O Micro:bit é um hardware baseado em uma pequena placa programável, que possibilita infinitas criações. A programação da placa é baseada em blocos, método que desafia o aluno a usar uma sequência lógica, desenvolvendo a capacidade de criação, invenção e resolução de problemas para desafios do mundo real.

“Consideramos também que a cidade de Campo Bom tem sido um polo tecnológico forte devido ao crescimento de empresas voltadas para tecnologia, é um desafio que nós encaramos e ainda vamos ter muitas ações nesse sentido. Nesse momento, essa possibilidade de despertar a criatividade dos nossos jovens já desde a pré-escola vem no sentido de realmente a gente pensar no desenvolvimento completo deles”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

A secretária de Educação Simone Schneider e o prefeito Luciano Orsi visitaram nessa semana a EMEF Octacílio E. Fauth e conheceram uma turma de 4 ° ano que já utiliza o programa nas aulas de informática.

 

Luciano Orsi

“Sabemos que quem tiver criatividade, e uma capacidade cognitiva melhor, que é desenvolvida por processos como este do Micro:bit, vai ter as melhores oportunidades no mercado de trabalho”.

Simone Schneider

“O trabalho com estes kits proporciona o desenvolvimento criativo das crianças, a superação de desafios, a autonomia. É um investimento da administração municipal pensando no futuro das nossas crianças e jovens”.