Pais de alunos fazem manifestação em frente ao IFSul, de Sapiranga

ERRATA: Anteriormente constava “ensino fundamental” na matéria. A informação foi corrigida.

Cerca de 30 pessoas estiveram reunidas, por volta das 8h30 da manhã de hoje, em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sapiranga, o IFSul. O motivo da manifestação, realizada por pais de alunos do instituto federal, é a nova paralisação das aulas dos seus filhos após terem 2 dias letivos em 2022.

 

Outro argumento dos manifestantes é de que as aulas estiveram paradas, em 2020, por 8 meses após o início da pandemia, o que acaba impactando no desenvolvimento educacional dos adolescentes, que cursam o ensino médio na instituição.

Um dos pais que estiveram presentes no local e que também é um dos organizadores do movimento foi Geraldo Freitas. Ele falou que o objetivo da manifestação é a busca por um ensino de qualidade para os seus filhos. Além disso, afirma que os alunos estão tendo apenas uma hora de aula por dia, solicitando que esse tempo fosse de, ao menos, meio turno. Ainda de acordo com Freitas, as outras instituições de ensino, como as públicas e privadas, já retornaram ao ritmo de normal de aulas, restando apenas o IFSul no modo à distância.

Sirlete Tondin, que é mãe de um dos alunos do 3º ano, falou que houve o “sentimento de surpresa”, pois o instituto informou que 11 professores testaram positivo para o coronavírus, o que gerou a nova suspensão de aulas esse mês. Ela resaltou que a crítica não é feita para os professores, mas sim aos procedimentos seguidos pelo câmpus de Sapiranga.

Em publicação nas redes sociais ontem (11), o IFSul Sapiranga divulgou uma nota, informando aos pais e alunos a situação envolvendo a nova suspensão das aulas. Seguem os detalhes na íntegra:

Motivos para suspensão das aulas presenciais de 08/02 a 16/02

– 11 professores em isolamento devido ao Covid-19
– 4 servidores administrativos em isolamento devido ao Covid-19
– Indisponibilidade de testes de Covid-19 na rede pública para viabilizar o mapeamento dos casos confirmados
Encaminhamentos
– A situação está sendo monitorada e reavaliada semanalmente pelo COE-E Local e pode mudar dependendo de novos casos confirmados;
– As aulas remotas seguem ocorrendo no mesmo horário em que se dariam caso fossem presenciais através dos links disponibilizados pelo Câmpus às turmas;
– A previsão de retomada do sistema de aulas presenciais divulgado antes da suspensão é 17/02 devido ao término do período de isolamento dos professores