Obra da nova EMEI Dominó de Sapiranga está 30% concluída

Uma nova realidade para os atuais alunos, a possibilidade de novos projetos para os professores e possibilidade de novas perspectivas às famílias. Assim é possível dimensionar um dos empreendimentos em execução pela Prefeitura de Sapiranga: a obra da nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dominó. Os trabalhos no local, que fica na esquina entre as ruas Edwin Kuwer e Major Bento Alves, no bairro Voo Livre, iniciaram em março de 2022 em um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões subsidiados com recursos provenientes de Termo de Compromisso com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do município.
Com um projeto arquitetônico amplo, a nova escola beneficiará a população em idade escolar do bairro Voo Livre, permitindo ainda a ampliação do atendimento atual realizado pela EMEI Dominó.
Atualmente, 30% dos trabalhos estão concluídos e a obra contemplará a construção de 10 salas de aula, todas com lactário, cozinha, refeitório, fraldarios, quatro blocos de sanitários infantil e sanitário infantil PCD. A área total do empreendimento contempla 1.514,30 metros quadrados, sendo que desde total, mais de 160 metros quadrados serão de pátio coberto. A nova EMEI Dominó também contará com atendimento de berçário, serviço que hoje não é possível realizar nas atuais instalações da escola, garantindo assim o atendimento para crianças de zero a três anos de idade.

Repasses do FNDE são fundamentais para conclusão

Os secretários Claudia Kichler (Educação) e Carlos Maurício Regla (Planejamento) estiveram no local esta semana conferindo o andamento dos trabalhos que atualmente está na fase levantamento de alvenarias. A empresa responsável pela execução dos trabalhos segue em atividade, porém o número de operários está reduzido. “Todo o recurso de contrapartida do município já foi pago à empresa. Estamos no aguardo do FNDE fazer os pagamentos para que a empresa retome os trabalhos com a capacidade total”, explica Regla. “Estamos cobrando o FNDE toda a semana referente a esses repasses. Inclusive, a prefeita está em Brasília e esse assunto também está na agenda dela”, completa Claudia. O valor de contrapartida do município na obra é de aproximadamente R$ 400 mil.

Atendimento a 188 alunos

A nova obra praticamente irá dobrar a capacidade de atendimento da EMEI Dominó, absorvendo a demanda de vagas dos locais próximos da escola. No espaço atual, a escola atende quatro turmas de 25 crianças e assim que o novo prédio começar a ser utilizado, a EMEI Dominó poderá receber até 188 alunos em turno integral. A mudança de endereço da escola permitirá também que outra instituição do município seja beneficiada. Assim que a EMEI Dominó passar a atender no novo prédio, o objetivo da Prefeitura é reformar o atual prédio da escola para que passe a sediar o Lar São Francisco.

Educação valorizada

Tendo na educação um dos pilares de sua Administração, a prefeita Carina Nath destaca que a construção da nova EMEI Dominó é uma das formas de valorização da educação, já que garantirá um atendimento ainda mais qualificado aos alunos e melhores condições de trabalho aos educadores. “Estamos, mais uma vez, valorizando a educação. Assim, como valorizando nossa equipe, que tem um carinho especial pelas crianças”, cita Carina.