O protagonismo dos estudantes na pesquisa científica

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Na pesquisa científica, são os alunos que assumem uma postura investigativa e estudam situações sobre os mais variados fenômenos do cotidiano, estudos sobre eventos naturais ou a busca por respostas simples e aplicáveis a problematizações relacionadas a questões da vida de cada um. “É preciso de muito esforço para desenvolver um projeto, mas ver ele crescendo e evoluindo nos estimula a continuar acreditando e apostando nele. O interesse na pesquisa e a dedicação foram fundamentais para avançar cada vez mais.”, destaca a estudante Sophia Müller. Para responder às questões levantadas nos temas escolhidos pelos pesquisadores, os trabalhos são construídos a partir de metodologias científicas.

A Escola São Mateus, de Sapiranga, busca garantir que o aluno atue como protagonista em sua vida escolar. Isso significa que ele está assumindo maior responsabilidade por sua própria aprendizagem, sob a tutoria de seus professores. O estudante Otávio Müller do Prado afirma: “Estou muito feliz que todo o nosso esforço valeu a pena e agora isso está sendo reconhecido”.

O ponto de partida para a ideia de protagonismo é que os estudantes, de qualquer fase do ensino, são capazes de desenvolver uma autogestão de sua aprendizagem, com mais independência e proatividade. A estudante Manuella Muller salienta que a pesquisa científica “abre caminhos, traz novas experiências de vida” e comemora: “Eu desejava muito ir para a MOSTRATEC e agora vai acontecer”.

É isso que acontece com nossos estudantes, através da Pesquisa Científica, na nossa Multifeira. Ela dá a oportunidade de conhecer as realidades da nossa sociedade e buscar soluções para os problemas que nela se encontram. “A Multifeira trouxe grandes oportunidades para mim, foi muito gratificante a sensação de ver todo o esforço e dedicação ganhando reconhecimento”, afirma Ana Luísa Fülber Cardoso. Ela e a colega, Fernanda Kovalski Cavalheiro, farão a publicação da sua pesquisa em uma revista científica. Experiência recebida, também, pelas estudantes Sophia Müller, Mariana Lanz e Maria Eduarda Wasem.

Atualmente, com uma concorrência cada vez maior, o mercado de trabalho busca dos profissionais a associação dos conhecimentos teóricos aliados à prática, premissa da pesquisa científica, que propicia a produção de novas ideias e conhecimentos. O indivíduo se torna muito mais competente e capacitado para o desempenho de suas atividades quando consegue perceber as necessidades do local em que está inserido.

O que eles dizem

“Através da pesquisa científica, estou tendo a oportunidade de ir a feiras em outros lugares e fazer novas amizades”, relata a estudante Mariana Fuchs.

“Quando a coordenadora anunciou que meu grupo tinha ganhado a medalha na Multifeira, senti um mix de elmoçoes, mas com certeza o maior deles foi a felicidade, a alegria de saber que todo o esforço valeu a pena”, comemora a estudante Camila Fontes

“Fui surpreendida com o prêmio destaque dos meus alunos e confesso que a emoção foi lá nas alturas! Não consegui conter o meu choro de emoção e orgulho! Orgulho em saber que aquele grupo tinha entendido o real significado da palavra ‘pertencimento’ e estava recebendo o prêmio destaque, exatamente por este motivo. E por último, orgulho do grupo que conseguiu, brilhantemente, esclarecer à comunidade que o autismo não é uma doença, mas sim, uma condição. Foi muito gratificante ver como eles evoluíram ao longo do trabalho e tenho a certeza que o sucesso os espera. Deram um show de iniciação científica!” Relato da Professora Jordana Leuck, orientadora do grupo destaque na Categoria I da Multifeira 2023.