Novos planos para a Escola Theno Strassburger em Sapiranga visam melhorias

A notícia do fechamento da EMEF Theno Strassburger em Sapiranga pegou a comunidade escolar de surpresa na última semana. A escola, que atualmente tem 50 alunos matriculados, divididos em 3 turmas multisseriadas, sendo 1 turma de Jardim nível A e Jardim nível B, 1 turma de 1º e 2º ano e 1 turma de 3º, 4º e 5º ano, vai encerrar suas atividades escolares a partir de 2023.

Segundo a secretaria Municipal de Educação (SMED), após uma série de análises, a Prefeitura optou por transferir os alunos para outras escolas da rede municipal de ensino, com a oferta de transporte escolar, caso necessário.

As justificativas para o fechamento são muitas. A atual direção da escola acumula funções para manter o funcionamento pedagógico e administrativo. A estrutura é precária. A área total construída é de 217m², sendo toda em madeira. Não há espaço adequado para armazenagem de produtos de higiene e limpeza, que são acondicionados de forma provisória em prateleiras e armários.

As aulas de Educação Física são realizadas no campo de areia, que é cedido para a utilização da escola e da comunidade. O pouco espaço físico também dificulta a realização de atividades recreativas em geral.

 

Alternativas para 2023

A estrutura precária e o número reduzido de alunos acaba causando uma desigualdade no serviço educacional oferecido na escola, em comparação às demais da rede municipal de ensino, privando os alunos da Theno Strassburger de participarem de projetos culturais e esportivos, oferecidos pela SMED.

Em 2023, a escola vai se tornar um centro de atividades esportivas e educacionais. O polo de Ginástica Artística será transferido para o local, que também vai receber um projeto de danças gaúchas.

 

Mais qualidade para os alunos

Ana Andrioli, diretora do Departamento Pedagógico SMED

“Tudo que está sendo feito é para garantir um ensino de qualidade e equidade, mantendo nosso compromisso de diminuir as desigualdades. Os alunos serão transferidos para nossas escolas, de acordo com a preferência das famílias, serão acolhidos com todo carinho e atenção. Todos os alunos transferidos para a EMEF São Carlos receberão transporte escolar e atendimento especializado com profissionais habilitados e uma estrutura adequada.”