Nova Hartz recebe o Museu Tecnológico da PUCRS nos próximos dias

Este final de semana será marcado por novidades e novas experiências para toda a comunidade de Nova Hartz.

 

Isto porque, pela primeira vez, o munícipio recebe o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS em seu Pavilhão de Eventos, nos dias 13 e 14 de maio. Com o objetivo de promover a inclusão social por meio do acesso à ciência, 16 experimentos interativos que contemplam diferentes áreas da ciência, vão estar disponíveis aos visitantes.
A oportunidade surgiu através de um curso virtual proporcionado em 2021 pela RGE aos professores das escolas municipais, o “RGE nas Escolas”. Com ele, a Administração recebeu no início deste ano a proposta de ter em sua cidade a exposição, tendo apenas que disponibilizar o espaço. “É uma experiência muito legal, maravilhosa. Por isso, quando eles ofereceram para trazer para cá, logo aceitamos, pois realmente é uma oportunidade única. É um momento em que os alunos vão ter totalmente gratuito, a comunidade vai ter um momento de viver essas experiências com este Museu tecnológico”, comentou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Hartz, Veronice Zandoná.
Os experimentos expostos ao público são apenas uma parte do que o Museu, localizado em Porto Alegre, possui, mas Veronice acredita que o mais importante neste evento é a curiosidade que será despertada no aluno e em toda a comunidade que participar, além do conhecimento. “Não é exatamente um conteúdo de escola, mas é uma vivência, é uma experiência. E nós, desde que estamos na Prefeitura, acreditamos na metodologia de ensino pela pesquisa, e o Museu Tecnológico da PUCRS nada mais é do que isso. Vivenciar estas pesquisas, estas experiências. Vai ser muito bom para os alunos neste sentido”, mencionou ela, que disse que passou a entender Física após visitar o Museu.
A programação foi organizada para que na sexta-feira (13), os alunos do 8° e 9° da rede municipal de ensino sejam levados durante o período de aula para a visitação, participando das expêriencias oferecidas no local. Já no sábado (14), o espaço estará aberto ao público geral, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Um pouco do Museu da PUC

Fundado em 1967 e localizado na capital gaúcha, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, possui como missão gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura.
O Museu também funciona como um canal do conhecimento, que se realiza por meio de suas exposições. Elaboradas para despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências, elas valorizam a participação do público que, ao se envolver em experiências lúdicas e inusitadas, torna-se protagonista de seu próprio aprendizado. Além de promover a geração e a preservação do conhecimento com suas coleções científicas que abrigam um grande acervo de fósseis, espécimes representantes da biodiversidade e peças originárias de escavações arqueológicas.
Uma parte do que é exposto no Museu estará presente em Nova Hartz, trazendo aos moradores locais e da região ainda mais conhecimento e novas curiosidade instigadas. “A curiosidade, o experimento, isto é fantástico em qualquer idade. E este despertar também. Com certeza, Nova Hartz ganha muito com a visita deste Museu, com o momento que vamos ter com esta oportunidade”, finalizou a secretária.