Nova Hartz inicia ampliação de escola com novas salas no bairro Imigrante

Nova Hartz – A Prefeitura de Nova Hartz encaminha mais uma ação que visa qualificar a rede municipal de ensino. Desta vez, a comunidade que será contemplada é a do bairro Imigrante, através da Emef Imigrante.

 

Com o recente início das obras, ainda não é possível vislumbrar as mudanças. Mas com elas concluídas, a educação no município ganhará novas possibilidades e poderá diminuir a fila de espera ao nível fundamental.

A obra na Escola Imigrante prevê a construção de duas novas salas, um depósito e um corredor que dá o acesso a esses novos espaços. Com uma área de aproximadamente 120 m², a construção de recursos próprios está avaliada em pouco mais de R$ 200 mil.

Por ter seu início recente, as novidades na Imigrante devem estar disponíveis apenas na metade do ano. Mas, as mudanças prometem agregar muito a toda comunidade nova-hartzense, visto que, com a conclusão das duas novas salas, o número de alunos na escola deverá acrescer novos 60 estudantes.

A ampliação do local de ensino ainda prevê a construção de um depósito. No momento, direção e profissionais não possuem um espaço destinado ao armazenamento de materiais para uso de aula ou atividades secundárias e, por isso, este será mais um importante movimento para a escola.

Fila na educação infantil zerada também é fruto das ações de ampliação

A secretária de Educação do município, Veronice Zandoná, avalia como importante esta mudança e comenta sobre o estágio da educação que será disponibilizado para as crianças do bairro Imigrante. “As salas construídas irão suprir a nossa demanda nas turmas de jardins A e B”. Conforme a secretária, dois professores titulares serão contratados para atender essa demanda, e que esta ampliação afirma o bom momento em relação as filas de espera no nível infantil, visto que hoje as matrículas contemplaram todas as crianças.

Melhorias para a educação

As ações da Prefeitura de Nova Hartz para a educação também impactam no Loteamento Belmonte, onde a Emei Dois de Dezembro ganhará um novo prédio. As obras, iniciadas em 05/2022, deverão ser concluídas antes do início letivo deste ano, e possibilitam a reforma do antigo prédio da escola, algo que antes não poderia ser feito. Já no bairro Centro, a Emei Pinguinho de Gente aguarda a conclusão de três novas salas que estão sendo construídas.

“Essa obra é um pedido da Secretaria de Educação há bastante tempo, pois sempre é necessário superlotar as turmas de Jardins devido a falta de espaço. Com essa ampliação conseguiremos atender com mais conforto e melhores acomodados os alunos da Emef Imigrante e também poderemos transferir alguns alunos da Emef Primavera”, comenta Veronice sobre a ação na Imigrante.

Etapas da obra

A primeira etapa da ampliação da Emef Imigrante já foi concluído. Após a etapa de colocação de estacas, o trabalho será de aterro e instalação dos pilares. Na sequência, o trabalho é voltado para o levantamento das paredes de alvenaria, construção do telhado, contrapiso e revestimento, além das instalações elétricas e hidrossanitárias na Emef. Por fim, entram os processos de acabamentos e pinturas para a conclusão das obras.