Nova área da Emei Dois de Dezembro em Nova Hartz

Nova Hartz prepara uma nova obra na rede de ensino. Desta vez, quem irá receber a nova construção será o Loteamento Belmonte, que até então não contava com nenhuma escola. O local será a nova sede da Emei Dois de Dezembro, que já existe no bairro Campo Vicente. O antigo local irá funcionar como um anexo a Escola Infantil.

 

Com o objetivo de qualificar a educação do município, o prefeito de Nova Hartz, Flavio Jost (PP) avalia esta ação na cidade. “O compromisso da nossa gestão é com todos os novahartenses. Nos últimos anos, fizemos investimentos em toda a cidade, porque entendemos que o contribuinte merece essa valorização. A construção de uma nova Creche no Residencial Belmonte contribui com o futuro, que são as crianças”.

Em um terreno pertencente à prefeitura, a construção da nova escola teve início ainda no mês de maio. Por conta das chuvas, as obras demoraram a engrenar, mas a ligação de energia já pôde ser adiantada.

A amplitude do espaço possibilita a Administração de construir algo além da Emei, em um plano que visa a construção de outras redes de ensino. “A ideia aqui é de, futuramente, ter um complexo. Uma EMEI, uma escola de Ensino Fundamental, estar montando um Complexo Educacional”, descreveu o secretário de Planejamento do município, William da Silva. “Aqui conseguimos conciliar as duas áreas na hora da aprovação. Agora, temos essa área interessante para poder investir e qualificar o serviço”, pontuou o secretário.

Esta obra tem um valor importante a região em que será feita, pois contempla um loteamento que, até então, carecia de um espaço educacional. “Entendemos que a construção dessa nova escola será muito importante para o município, especialmente ao bairro e ao loteamento em si, pois contemplará as famílias residentes naquela localidade que, muitas vezes, necessitam se deslocar até a área central, onde está localizada a maior parte das Escolas de Educação Infantil” explicou a secretária de Educação, Veronice Zandoná.

Destinada a crianças de 0 a 3 anos, a construção terá ao todo 6 salas, todas com banheiro. Atendendo até 100 crianças desde o Berçário I até o Maternal II, a escola, ainda contará com brinquedos, solários, cozinha, refeitório, lavanderia e secretaria, além do espaço destinado a equipe diretiva.

A previsão desta obra é de 6 meses. Se concluída até o fim deste período, a Emei deverá iniciar o ano de 2023 em funcionamento, dando início ao seu primeiro ano letivo no novo local. Com investimentos próprios, a gestão de Nova Hartz desembolsou mais de R$ 800 mil para a construção da escola.

Pelo fato da edificação estar apenas em seu início, ainda não há definição do número de profissionais a serem contratados. Entretanto, estipula-se que, entre professores, merendeiras, auxiliares e equipe diretiva, o quadro de funcionários chegue próximo a 50 profissionais.

Envolvidos na obra

Paula Wirth, arquiteta da prefeitura. “Vai ser feita em breve uma Escola de Educação Infantil com área total construída de 404m². A escola vai ter 6 salas de aula, todas elas com banheiro, solário, área administrativa, refeitório, cozinha e área de serviço”.

William da Silva, secretário de Planejamento. “É um importante investimento para a região, pois vai ficar centralizado entre dois novos loteamentos: Belmonte e Nascente do Vale. É uma área onde permite expansão, podendo depois, estar sendo feita ampliação e melhoria deste espaço”.