Gestão Compartilhada dita ideias nas escolas em Nova Hartz

Nova Hartz – Diferentes ações e um olhar atento à educação fazem a diferença. É desta forma que a Secretaria de Educação em Nova Hartz executa e conduz os trabalhos que garantem um futuro melhor para as crianças e adolescentes do município.

 

Entre as diversas atividades que visam qualificar o ensino, a Administração nova-hartzense trabalha na terceira edição da Gestão Compartilhada. A atividade, idealizada e desenvolvida ainda em 2021, tem como objetivo a troca de experiências e a reprodução de atividades semelhantes em diferentes pontos de ensino do município.

Diretora geral da Secretaria de Educação, Queila Martins destaca o surgimento do projeto Gestão Compartilhada. “Sempre trabalhamos dando bastante autonomia para as equipes diretivas. Desta forma, observamos que cada escola tinha particularidades em resolver problemas e algumas situações específicas e entendemos que seria interessante compartilhar essas particularidades. Sugerimos a proposta desse projeto, no qual durante as reuniões mensais de diretores, as equipes diretivas fossem trazendo tudo que ocorria em suas escolas”.

Etapas da Gestão Compartilhada

Em sua primeira edição, essa atividade atingiu os setores mais básicos. Partindo da gestão do tempo e dos projetos individuais, o primeiro ano de reuniões colaborativas a esse projeto foram de troca de ideias e novos elementos para cada uma das escolas. No segundo ano, ainda aliado a questão teórica, as equipes diretivas discorreram sobre a maneira com que gerenciavam suas equipes, tanto no sentido de trabalhos encaminhados como na união e auxílio mútuo entre diretores, secretários, professores e demais integrantes da educação nas escolas.

Neste terceiro ano, o momento é de atenção para o dia a dia nas instituições. “Este ano vamos fazer visita em cada unidade escolar. As reuniões mensais, as quais eram apresentados esses projetos, ocorrerão nas próprias escolas”, descreve Queila, pontuando que em 2023 o momento será de culminância daquilo que já foi tratado e a relação das ideias com o cotidiano dos educadores e dos alunos.

Troca de experiências e efetividade no projeto; educadores avaliam a ação

Neste terceiro ano de Gestão Compartilhada, o retorno de cada equipe diretiva é positivo. “Percebemos, no próprio relato deles (equipes diretivas), que foi um momento bem válido, porque são escolas diferentes, realidades diferentes, mas o município é o mesmo. Muitas das ideias poderiam ser executadas em todos os ambientes”, conta Queila Martins.

Além da eficiência e da troca de experiências, o destaque vai também para o ensinamento aos “novos diretores”. “Gestores com mais experiência darem exemplo, suporte para gestores que estavam iniciando. Tudo refletiu no final na organização da escola, e sabemos que uma escola bem organizada, bem preparada, vai transmitir isso para os alunos, também buscando ter uma qualidade de ensino melhor”, finaliza Queila.

Olhar da Secretaria

A secretária de Educação, Veronice Zandoná, comenta sobre a iniciativa. “A Gestão Compartilhada abriu horizontes para todos diretores, pois é uma forma de compartilhar experiências e saberes, fazendo referência, inclusive, a projetos que não deram certo em determinado momento”.