Gênero de notícia é ensinado através dos exemplares do Jornal Repercussão, em Sapiranga

Campo Bom – Desenvolver habilidades e ensinar, de forma atrativa, é um verdadeiro desafio na atualidade. Para isso, educadores se desdobram e buscam maneiras de fazer da aula um momento divertido e rico em conteúdo, proporcionando um momento aprazível para todos.

 

Com este objetivo, o Centro Municipal de Educação (CME) Ayrton Senna tem realizado atividades que utilizam novos elementos, sem deixar de lado a grade curricular e as temáticas que devem ser trabalhadas. Essa história é notada na Turma 411, com os alunos da professora Maria Lúcia Fuhr.

Através de exemplares do Jornal Repercussão, os 27 alunos entre 9 e 10 anos que compõem a turma aprendem sobre o gênero textual notícia. A proposta foi apresentada no mês de fevereiro, e o resultado obtido já foi positivo. “A notícia tem uma função social, está presente no nosso dia a dia. O jornal contribui para a formação de opiniões e estimulou a crítica e o debate sobre os temas da atualidade, proporcionando ao aluno o interesse à leitura e informações que muitos não têm acesso”, define a professora, que valoriza como positiva a experiência.

Ainda conforme Lúcia, o momento possibilitou aos estudantes uma interpretação apurada dos temas lidos, justamente o objetivo da proposta. Além disso, foi notado pela professora que, a partir da maneira como foi aprendido o conteúdo, os alunos puderam articular as ideias e produzir seu próprio texto, colocando em prática o tema estudado.

Conhecimento ampliado e proposta dinâmica

Outro aspecto observado pela pedagoga foi o dinamismo que a atividade proporcionou e o recebimento dos alunos com a notícia de que aquilo que eles estavam analisando presencialmente, também poderia ser visto online. “A proposta foi bem dinâmica, onde fizemos uma roda de conversa e todos participaram expressando suas opiniões. Apresentei o jornal impresso e comentei que também existe a versão on-line da mesma notícia; os alunos ficaram encantados”.

Por se tratar de uma idade onde a leitura ainda está sendo consolidada, a diversificação de temas é interessante para captar o interesse do aluno. Na atividade desempenhada na CME Ayrton, os alunos deixaram claro a preferência por temas atuais e diretamente ligados a eles: Dengue e Educação em Turno Integral. “O trabalho com jornal na sala de aula amplia o conhecimento, ajuda a formar opiniões e torna a aula mais interativa”, justifica a professora. Ela também menciona que “temas atuais e interessantes” são de grande valia, e que por isso considera o uso das edições impressas um grande auxílio enquanto ferramenta pedagógica.

Vantagens do impresso

Secretária de Educação de Sapiranga, Claudia Kichler avalia a atividade. “O projeto de levar o jornal para dentro da sala de aula é mais um recurso pedagógico que auxilia no desenvolvimento dos estudantes. É sempre enriquecedor para eles terem um material diversificado, ficarem por dentro das novidades da nossa região, além do acesso a conteúdos atuais”.

A professora Lucia, que orientou a atividade, cita o valor dos exemplares físicos. “Materiais impressos ainda são muito importantes, apesar do mundo informatizado em que vivemos. O impresso tem uma vantagem sobre o on-line: as crianças e os jovens o leem sem a distração oferecida no mundo virtual”.