Feira Municipal Científica difunde a ciência e a pesquisa em Nova Hartz

Alunos expuseram trabalhos na Femic com intuito de despertar senso critico dos pequenos na pesquisa. Foto: Divulgação

Nova Hartz – Um ensino feito por etapas. Sinais latentes do que se aprendeu em sala de aula, estiveram expostos na Rua Coberta de Nova Hartz nos últimos dias. Com o objetivo de dar aos alunos da rede municipal de ensino a possibilidade de vivenciar a ciência e a aplicação das pesquisas na sua forma mais prática, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a Feira Municipal Científica (conhecida como Femic) movimentou a cidade.

 

Dentre os objetivos está o de incentivar os estudantes a serem protagonistas por meio da pesquisa. Eles estiveram divididos em categorias durante o evento. Na quarta-feira, foi dedicada à atuação da educação infantil e da categoria 1, que abrangeu os primeiros e segundos anos. Já nesta quinta, o protagonismo será das categorias 2 e 3, antes da premiação oficial, que ocorrerá às 19 horas no Espaço Cultural de Nova Hartz. Avaliadores e outras escolas prestigiaram a Femic.

 

Busca incessante para ter mais conhecimento e sabedoria. Muito disso passa pela pesquisa, ainda mais com o incentivo desde as séries iniciais, moldando alunos questionadores e curiosos. “A pesquisa sempre foi fonte de conhecimento. Acredito que apostar nessa metodologia de ensino, soma muito e transforma o estudante em protagonista do seu próprio conhecimento”, disse a secretária de Educação de Nova Hartz, Veronice Zanondá.
Mobilização. Talvez essa palavra também ajude a descrever a Femic.

Afinal, a programação envolve todos os professores e alunos do ensino fundamental que passam pelo evento. “Isso resulta em mais de 2 mil alunos e 200 professores”, destaca a secretária. Durante a feira, a variação de assuntos abordados foi extensa, afinal, foram 50 projetos apresentados, com aproximadamente 150 alunos e 50 professores orientadores. A prefeitura, comandada por Flávio Jost, apoia o evento, que tem organização da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Smectel).